Hoje foi iniciada a produção de um dos seus mais recentes projetos de DRAM móvel da Samsung, o chip de 12GB LPDDR5. O novo chip de memória é otimizado para recursos de inteligência artificial (IA) e rede de internet móvel 5G para futuros smartphones, que poderia ser o celular Galaxy Note 10. A LPDDR5 iniciou a sua produção em menos de seis meses após a LPDDR4X de 12GB começar a ser produzida em massa.

O novo chip de memória desenvolvido pela Samsung promete ser 30% mais rápido que seu antecessor (LPDDR4X), possuindo uma taxa de transferência de 5500mbps. Produzido com litografia de 10nm da segunda geração, ele consegue consumir 30% menos energia e é capaz de transferir até 44GB de dados por segundo quando a memória é transformada em um pacote de 12GB.

O chip de memória LPDDR5 desenvolvido pela Samsung ainda possui um novo design de circuito com diversas melhorias como, por exemplo, gravação em alta definição de video, machine learning e recursos avançados de clock.

Chip Samsung LPDDR5
Chip Samsung LPDDR5

Conforme a demanda crescer, a fabricante coreana de memórias pode realizar a transferência de sua produção para a sua segunda fábrica em Pyeongtaek (sua construção será finalizada no ano que vem). A Samsung, para manter sua vantagem competitiva no mercado mundial de memórias, já está desenvolvendo uma memória LPDDR5 com capacidade de 16GB.

Fonte: GSMArena