De acordo com a Comissão Australiana de Concorrência e Consumidores (ACCC), a Samsung está enganando seus usuários de smartphones alegando que são resistentes à água ao ponto de ser possível nadar com eles na piscina ou no mar. Em um comunicado à imprensa (CNET) o órgão regulador diz irá levar a coreana para o tribunal devido a propaganda enganosa em seus comerciais.

Diversos celulares recentemente lançados suportam a certificação IP68 para resistência a poeira e água. Ela permite que aparelhos sejam submersos na água doce a uma profundidade de 1,5 metros por um período de no máximo 30 minutos sem que danos ocorram ao dispositivo.

Entretanto, segundo a ACCC a Samsung extrapolou as capacidades da certificação em seus comerciais na mídia, dizendo que seus smartphones poderiam ser utilizados normalmente em piscinas e no mar. O órgão regulador ainda diz que a empresa não chegou nem a testar suficientemente como a água afeta seus telefones durante sua vida útil além de negar pedidos de garantia de usuários dos smartphones Galaxy que foram danificados por água.

Comercial da Samsung
Comercial da Samsung

A ACCC chegou a fazer a análise de mais de 300 comerciais da Samsung para levar a empresa na justiça. Segundo o site Reuters, caso a coreana seja condenada, a cada comercial enganoso, após o dia primeiro de setembro de 2018, seria cobrado um valor de US$7 milhões.

Os smartphones sujeitos ao caso são o Galaxy S10e, S10, S10 Plus, S9, S9 Plus, S8, S8 Plus, S7, S7 Edge, Note 9, Note 8, Note 7, A8, A7 e A5.

O mais irônico é que a Samsung, em sua página do smartphone Galaxy S10, diz que o celular tem classificação IP68 e "Não recomendado para uso em praia ou piscina" e continua fazendo comerciais que dizem o contrário.

O que você, leitor acha disso? Comente abaixo!