A Samsung não é somente uma fabricante de smartphones, tablets e computadores. Ela é também responsável pelo desenvolvimento de muitos componentes . Nesta semana, por exemplo, a companhia revelou mais uma versão de sua memória RAM, agora no padrão DRAM LPDDR5 e marcando 8 GB em um só chip.
O objetivo do novo chip é justamente o baixo consumo de energia para dispositivos focados em rede 5G, ou seja, na internet das coisas e até mesmo com inteligência artificial. A Samsung promete um maior desempenho com menor custo de energia, se comparado ao LPDDR4 ou LPDDR4X que está presente em gadgets mais potentes do mercado em 2018.

A fabricante diz que no novo chip é possível até 6.400 Mb/s, contra 4.266 Mb/s no padrão utilizado em aparelhos atuais. Deste modo, com tal velocidade, é possível enviar 51,2 GB de dados para memória RAM em somente um segundo. Assim sendo, se for colocado esta quantia em filmes Full HD de 3,7 GB, em um segundo a memória RAM poderá transferir mais de 13 filmes.
Em relação ao consumo de energia, o LPDDR5 usa a metade do necessário para rodar o LPDDR4 em estado ocioso. A Samsung explica que o consumo médio da nova DRAM de 10 nanômetros fica 30% menor do que a atual geração.
A Samsung ainda conseguiu produzir módulos de 8 GB em LPDDR5, porém, ainda é cedo para que esta tecnologia seja implantada. Ainda é preciso firmar o padrão de DDR5 para começar fabricar em massa o novo chip para todos os seus clientes, como a Apple.
Vale mencionar que o padrão atual da indústria foi lançado em dezembro de 2013 e continua presente em vários aparelhos, como o iPhone 8 Plus, por exemplo. Já, os Galaxy Note 8 e S9 usam o LPDDR4X, lançado em 2017 como variante de menor consumo de energia do LPDDR4.