A Samsung não é somente uma fabricante de smartphones, tablets e computadores. Ela é também responsável pelo desenvolvimento de muitos componentes . Nesta semana, por exemplo, a companhia revelou mais uma versão de sua memória RAM, agora no padrão DRAM LPDDR5 e marcando 8 GB em um só chip.

O objetivo do novo chip é justamente o baixo consumo de energia para dispositivos focados em rede 5G, ou seja, na internet das coisas e até mesmo com inteligência artificial. A Samsung promete um maior desempenho com menor custo de energia, se comparado ao LPDDR4 ou LPDDR4X que está presente em gadgets mais potentes do mercado em 2018.

Samsung revela primeira memória RAM LPDDR5.
Samsung revela primeira memória RAM LPDDR5.

A fabricante diz que no novo chip é possível até 6.400 Mb/s, contra 4.266 Mb/s no padrão utilizado em aparelhos atuais. Deste modo, com tal velocidade, é possível enviar 51,2 GB de dados para memória RAM em somente um segundo. Assim sendo, se for colocado esta quantia em filmes Full HD de 3,7 GB, em um segundo a memória RAM poderá transferir mais de 13 filmes.

Em relação ao consumo de energia, o LPDDR5 usa a metade do necessário para rodar o LPDDR4 em estado ocioso. A Samsung explica que o consumo médio da nova DRAM de 10 nanômetros fica 30% menor do que a atual geração.

A Samsung ainda conseguiu produzir módulos de 8 GB em LPDDR5, porém, ainda é cedo para que esta tecnologia seja implantada. Ainda é preciso firmar o padrão de DDR5 para começar fabricar em massa o novo chip para todos os seus clientes, como a Apple.                               

Vale mencionar que o padrão atual da indústria foi lançado em dezembro de 2013 e continua presente em vários aparelhos, como o iPhone 8 Plus, por exemplo. Já, os Galaxy Note 8 e S9 usam o LPDDR4X, lançado em 2017 como variante de menor consumo de energia do LPDDR4.