Samsung revela primeira memória RAM LPDDR5

O objetivo do novo chip é justamente o baixo consumo de energia para dispositivos focados em rede 5G, ou seja, na internet das coisas e até mesmo com inteligência artificial.

Samsung revela primeira memória RAM LPDDR5

A Samsung não é somente uma fabricante de smartphones, tablets e computadores. Ela é também responsável pelo desenvolvimento de muitos componentes . Nesta semana, por exemplo, a companhia revelou mais uma versão de sua memória RAM, agora no padrão DRAM LPDDR5 e marcando 8 GB em um só chip.

O objetivo do novo chip é justamente o baixo consumo de energia para dispositivos focados em rede 5G, ou seja, na internet das coisas e até mesmo com inteligência artificial. A Samsung promete um maior desempenho com menor custo de energia, se comparado ao LPDDR4 ou LPDDR4X que está presente em gadgets mais potentes do mercado em 2018.

Samsung revela primeira memória RAM LPDDR5.
Samsung revela primeira memória RAM LPDDR5.

A fabricante diz que no novo chip é possível até 6.400 Mb/s, contra 4.266 Mb/s no padrão utilizado em aparelhos atuais. Deste modo, com tal velocidade, é possível enviar 51,2 GB de dados para memória RAM em somente um segundo. Assim sendo, se for colocado esta quantia em filmes Full HD de 3,7 GB, em um segundo a memória RAM poderá transferir mais de 13 filmes.

Em relação ao consumo de energia, o LPDDR5 usa a metade do necessário para rodar o LPDDR4 em estado ocioso. A Samsung explica que o consumo médio da nova DRAM de 10 nanômetros fica 30% menor do que a atual geração.

A Samsung ainda conseguiu produzir módulos de 8 GB em LPDDR5, porém, ainda é cedo para que esta tecnologia seja implantada. Ainda é preciso firmar o padrão de DDR5 para começar fabricar em massa o novo chip para todos os seus clientes, como a Apple.                               

Vale mencionar que o padrão atual da indústria foi lançado em dezembro de 2013 e continua presente em vários aparelhos, como o iPhone 8 Plus, por exemplo. Já, os Galaxy Note 8 e S9 usam o LPDDR4X, lançado em 2017 como variante de menor consumo de energia do LPDDR4.

5 celulares para NÃO COMPRAR em 2021

Conteúdo relacionado

Melhores celulares da Xiaomi para comprar em 2021
Xiaomi

Melhores celulares da Xiaomi para comprar em 2021

Qual marca consegue oferecer modelos de celular que sejam bons e que não custe tanto? É provável que você tenha pensado na Xiaomi, e sim, você está certo. Confira a nossa lista de melhores modelos da empresa para comprar atualmente!

Samsung faz parceria com AMD para criar chips Exynos com suporte a Ray Tracing
Samsung

Samsung faz parceria com AMD para criar chips Exynos com suporte a Ray Tracing

É anunciado pela Samsung uma parceria com a AMD para o desenvolvimento de processadores Exynos com tecnologia gráfica RDNA 2. Confira!

Escassez de chips está afetando lançamento de novos smartphones da Samsung
Samsung

Escassez de chips está afetando lançamento de novos smartphones da Samsung

A escassez de semicondutores gerou uma crise global e está afetando vários setores da indústria, incluindo as fabricantes de smartphones.