A Samsung Electronics acaba de inaugurar sua mais nova fábrica de celulares na Índia, ao lado do primeiro ministro indiano Narendra Modi e do presidente sul-coreano Moon Jae-in, e é considerada a maior fábrica de telefonia móvel do mundo. A inauguração é uma vitória do programa do primeiro ministro que visa atrair novos investidores para fabricar no país.

A cidade em que a fábrica está instalada é Noida, uma cidade satélite da capital Delhi. O objetivo é ser capaz de produzir até 120 milhões de smartphones por ano, na qual a maioria deverá ser aparelhos vendidos por menos de US $ 100, juntamente dos smartphones mais representativos da marca, como o Galaxy S9.

Lançamento do Galaxy S9.
Lançamento do Galaxy S9.
No momento atual, a Índia possui um mercado de smartphones considerado grande e possui potencial para crescer ainda mais, pois dos 1,3 bilhão de população, apenas 400 milhões são usuários. Somente esta fábrica de Noida pode representar sozinha uma fatia do mercado, segundo o The Verge, pois vai dobrar a capacidade de produção de smartphones, de 68 milhões para 120 milhões.

A Samsung também entra com tudo no mercado indiano para competir mais de perto com empresas como a Xiaomi, por exemplo, que recentemente passou a Samsung como a maior fornecedora de smartphones da Índia.

Ao mesmo tempo, o projeto de Modi chamado "Make in India" acabou aumentando as tarifas sobre produtos importados em categoria, e nesse caso entram os smartphones. A taxa alfandegária de celulares importados aumentou para 20%, mas empresas como a Samsung e a Xiaomi serão menos afetadas, por produzirem direto no mercado indiano. A Apple também está junto nessa, produziu o SE na Índia por um tempo, e atualmente o 6S teve produção iniciada no país também. 

Fonte: Bloomberg | The Verge