A Samsung deve lançar na segunda metade de 2018 o Galaxy Note 9, que será a grande aposta da companhia em smartphones de alto desempenho. A empresa, inclusive, registrou recentemente uma nova patente que pode indicar que o aparelho chegue novamente com o botão físico no painel frontal em conjunto com os botões virtuais.

Na imagem da patente é possível ver como ficaria com a implementação da nova funcionalidade, que uniria um fino sensor de impressões digitais no corpo, localizado logo abaixo do vidro, e seria completado com um botão virtual na tela para a navegação comum e também com gestos.

Ainda na patente é possível ver que a câmera frontal poderá ocupar um pequeno espaço na própria tela, assim sendo, poderá ser o primeiro smartphone com o entalhe na tela.

Samsung registra patente de aparelho com botão físico e virtual combinados.
Samsung registra patente de aparelho com botão físico e virtual combinados.

Em relação ao botão físico e virtual unidos, a patente mostra que o usuário poderia usar os gestos de navegação na horizontal ou na vertical para as diferentes funções dentro dos próprios aplicativos.

Tecnologia poderá ser empregada nas próximas edições de smartphones da marca.
Tecnologia poderá ser empregada nas próximas edições de smartphones da marca.

Outro detalhe interessante da patente é o botão de energia integrado ao vidro do aparelho ao invés do corpo de metal. Através do painel frontal 3D nos modelos mais recentes, a empresa acaba tendo que aplicar os botões de volume e de energia na fina lateral de metal do aparelho, assim, com a nova patente a Samsung poderá adicionar o botão no próprio vidro do smartphones.

De acordo com rumores, a Samsung poderá aumentar o aproveitamento de tela nas próximas gerações da linha Galaxy S e Note. O Note 8, atualmente, oferece 83,2% de tela no painel frontal, já o S9 possui 84,2%. O número deverá ser ainda maior através do Note 9 e S10, que devem chegar ao mercado com taca de 90%.