A Samsung deve lançar na segunda metade de 2018 o Galaxy Note 9, que será a grande aposta da companhia em smartphones de alto desempenho. A empresa, inclusive, registrou recentemente uma nova patente que pode indicar que o aparelho chegue novamente com o botão físico no painel frontal em conjunto com os botões virtuais.
Na imagem da patente é possível ver como ficaria com a implementação da nova funcionalidade, que uniria um fino sensor de impressões digitais no corpo, localizado logo abaixo do vidro, e seria completado com um botão virtual na tela para a navegação comum e também com gestos.
Ainda na patente é possível ver que a câmera frontal poderá ocupar um pequeno espaço na própria tela, assim sendo, poderá ser o primeiro smartphone com o entalhe na tela.

Em relação ao botão físico e virtual unidos, a patente mostra que o usuário poderia usar os gestos de navegação na horizontal ou na vertical para as diferentes funções dentro dos próprios aplicativos.

Outro detalhe interessante da patente é o botão de energia integrado ao vidro do aparelho ao invés do corpo de metal. Através do painel frontal 3D nos modelos mais recentes, a empresa acaba tendo que aplicar os botões de volume e de energia na fina lateral de metal do aparelho, assim, com a nova patente a Samsung poderá adicionar o botão no próprio vidro do smartphones.
De acordo com rumores, a Samsung poderá aumentar o aproveitamento de tela nas próximas gerações da linha Galaxy S e Note. O Note 8, atualmente, oferece 83,2% de tela no painel frontal, já o S9 possui 84,2%. O número deverá ser ainda maior através do Note 9 e S10, que devem chegar ao mercado com taca de 90%.