Quando o assunto é atualização de software, a Samsung não é a mais bem vista. Muitos usuários, inclusive, costumam reclamar que a companhia não atualiza com muita frequência os seus aparelhos.

Em razão disso, a Associação de Consumidores da Holanda entrou com um processo contra a Samsung solicitando que a companhia seja mais transparente no que diz respeito a atualização dos aparelhos da marca. Para completar, a associação exigiu que a sul-coreana garanta updates por até quatro anos.

O juiz local, porém, considerou o caso bastante complexo e não julgou o mérito do processo. Com isso, a associação recorreu ao Tribunal de Haia, que deverá julgar a questão a partir desta terça-feira (27).

A Samsung poderá ter que realizar atualizações por até quatro anos em seus aparelhos.
A Samsung poderá ter que realizar atualizações por até quatro anos em seus aparelhos.
  A Samsung, como defesa, diz que está melhorando o seu cronograma de atualizações. Para contradizer a Samsung, a associação forneceu alguns dados.

Conforme uma pesquisa realizada, 22% dos smartphones da Samsung vendidos entre janeiro de 2015 e fevereiro de 2018 receberam apenas uma atualização de segurança nos primeiros meses deste ano. Para completar, as atualizações do Android são cada vez mais escassas e muitos aparelhos acabam ficando com o software que saiu de fábrica em toda sua vida útil.

A Samsung diz ainda que é impossível garantir atualizações por mais de dois anos, assim, os aparelhos vendidos por operadoras não podem ser usados para responsabilizar a companhia.

O resultado da decisão judicial ainda é uma incógnita. Porém, como sabemos, a Samsung costuma vender muitos aparelhos de baixo custo, sendo assim, com uma atualização mais longa, a estratégia da empresa poderia ter que ser repensada.