A Samsung deverá apresentar o seu Galaxy S9 em janeiro do próximo ano, ou seja, mais cedo do que esperávamos. A companhia, por tradição, costuma apresentar a sua linha Galaxy entre março e abril, porém, desta vez o lançamento poderá acontecer durante a CES 2018, a maior feira de tecnologia do mundo.

A novidade surgiu através do jornalista Evan Blass, bastante conhecido por trazer notícias do mundo tecnológico através do seu perfil no Twitter. Ele possui um grande histórico de vazamentos de informações e imagens sobre celulares antes dos lançamentos.

Samsung deverá apresentar Galaxy S9 em janeiro.
Samsung deverá apresentar Galaxy S9 em janeiro.

Blass utiliza a expressão "ano tock", uma referência ao histórico ciclo "tick-tock" de lançamentos da Intel, que projeta um ano com grandes mudanças. Além disso, a expressão também foi usada para se referir ao ciclo de lançamentos de iPhones, com alternância de um ano de renovação estética e outro de atualizações de componentes e também melhorias gerais.

Deste modo, o Galaxy S9 (codinome Star 1) e o Galaxy S9+ (Star 2) devem ser muito similares aos S8 e S8+. A tela deverá permanecer do mesmo tamanho, com 5,8 polegadas na versão menor e 6,4 polegadas na versão Plus. Além disso, acredita-se que eles possam vir equipados com processador Snapdragon 845 e ainda um Exynos de potência semelhante.

A câmera usada nas novas versões do aparelho deverá ser diferente. O modelo maior deverá trazer uma configuração de câmera dupla, semelhante ao que é encontrado no Galaxy Note 8, já a versão simples manterá apenas um sensor traseiro.

Para completar as mudanças, o leitor de impressão digital deverá ter a posição alterada. O Galaxy S8 e S8 Plus traziam o sensor ao lado da câmera, e não abaixo como costuma ser. Deste modo, é provável que na nova versão o leitor esteja em outra posição.

Para completar, os aparelhos devem ofertar 64 GB de armazenamento internet, bem como entrada para cartão microSD, suporte ao Dex, áudio estéreo e ainda entrada para fones de ouvido com porta de 3,5 milímetros.