Há algumas semanas atrás a Netflix anunciou que o game Red Dead Redemption estava prestes a ser lançado para Android e também iOS. A gente já havia testado esse game nos celulares antes, mas era com a versão pirata jogada através de um emulador. A performance ficava tão ruim que nem chegamos a trazer esse conteúdo aqui para o canal.

Será que agora, com a versão oficial da Netflix, podemos rodar Red Dead Redemption liso? Escolhemos com a ajuda da comunidade 5 celulares para enfrentar esse que é um dos jogos mais famosos da Rockstar Games.

REDMAGIC 11 Pro

.

O primeiro smartphone que vamos testar é o REDMAGIC 11 Pro. Esse celular ainda não apareceu no canal Roda Liso - eu estava guardando ele para fazer um vídeo especial de fim de ano, mas foi impossível resistir a vontade de testar esse monstro no Red Dead.

É o primeiro aparelho que testamos com o novo processador Snapdragon 8 Elite Gen 5, simplesmente o chip mais potente fabricado pela Qualcomm.

E apesar de não aparecer visualmente na traseira, o nosso modelo tem sim aquele sistema de refrigeração a água que viralizou nas redes sociais. Então se algum celular tem chance de rodar liso o Red Dead, é o REDMAGIC 11 Pro.

No menu de configurações, ele tem duas opções gráficas: "fidelidade" e "performance". Começamos testando no modo "fidelidade".

.

É realmente difícil de acreditar que estamos jogando Red Dead Redemption oficialmente num celular. Para se ter uma ideia, esse jogo era exclusivo de Playstation e Xbox até 2024, ano em que foi portado para PC. Então ninguém esperava ver uma versão mobile saindo tão cedo.

Quanto ao desempenho, no modo "fidelidade" ele fica com os melhores gráficos possíveis mas limitado a 30 frames. O REDMAGIC ficou com 100% de estabilidade nesse modo.

Agora com os gráficos no modo "performance", tivemos uma pequena queda na qualidade do sombreamento, mas o jogo está rodando a 40 frames e a estabilidade continua em 100%.

Claro que o ideal seria liberar a opção de 60 frames, mas considerando que esse game só foi rodar acima de 30 na versão do PC, podemos falar com segurança que jogar Red Dead num celular da REDMAGIC é uma experiência melhor que nos consoles onde o jogo originalmente foi lançado.
.

Fora o processador mais potente do mercado, o REDMAGIC 11 Pro é também o único que testamos com refrigeração líquida. Depois de jogar Red Dead por meia hora, a temperatura máxima que medimos com a câmera térmica foi de 37 ºC. Ou seja, esquenta praticamente nada.

Samsung Galaxy S25 Edge

Partindo agora para um celular que eu curti muito testar, o Galaxy S25 Edge. Eu escolhi ele porque é o único celular com processador Snapdragon 8 Elite que temos na bancada de testes. Quem acompanha o canal sabe que esse foi, de longe, o melhor processador para jogos de 2025, dominando o ranking do canal.

.

Apesar de ser um celular ultra-fino, o S25 Edge não super aqueceu muito nos testes de jogos da PlayStore, então bora ver como ele se sai no Red Dead da Netflix.

Começamos novamente testando com os gráficos no modo "fidelidade".

Eu fiquei andando à cavalo procurando uma cidade grande para a gente estressar ao máximo o celular, mas, para a minha surpresa, nesse jogo a gente só libera a cidade grande nos últimos capítulos. Considerando que ele foi lançado há poucos dias atrás, acho que pouquíssimas pessoas já chegaram no final da história.

.

O S25 Edge ficou com 30 frames de média com 97% de estabilidade, um bom resultado.

Assim como o REDMAGIC, esse aparelho também tem a opção "performance" disponível, e aqui jogamos com 40 frames, mas apenas nos primeiros minutos de gameplay: Pouco após eu começar um tiroteio no meio do rancho, a framerate começou a ter umas pequenas quedas até os 30 frames - às vezes até caindo para menos que isso.

Ou seja, se for jogar Red Dead no S25 Edge, é melhor deixar os gráficos no modo fidelidade, já que ele não consegue manter os 40 frames de média com boa estabilidade no modo performance.
.
.

Quanto à temperatura, eu medi o ultrafino da Samsung após 30 minutos de Red Dead e estava próxima dos 41 ºC, o que ainda é bem tranquilo de segurar. Considerando que esse é um dos celulares mais quentes que já testamos no canal, eu confesso que esperava mais calor aqui no Red Dead.

Apple iPhone 16E

Antes de testarmos os Androids intermediários, eu decidi dar uma olhada na performance do iPhone 16E. Como você já deve saber, esse é o iPhone mais barato vendido novo pela Apple. O processador dele é o Apple A18 e a bateria dura bastante tempo, o que pode indicar que ele é um bom custo benefício. Mas esse celular tem um ponto fraco enorme, a tela. Temos um painel com taxa de atualização de apenas 60Hz - metade dos 120Hz que estamos acostumados até nos celulares mais baratinhos. A boa notícia é que isso não deve ser problema no Red Dead, já que ainda não vimos esse game ultrapassar a faixa dos 40 frames, nem mesmo no celular REDMAGIC.

.

Nas configurações, vale mencionar que o iPhone 16E não permite alterar os gráficos.

Para a minha surpresa, o celular da Apple supostamente liberou o FPS em 60 frames. Eu digo "supostamente" porque, honestamente, não parece 60. Aqui é uma das raras vezes onde eu senti uma discrepância entre o contador de frames e o que eu estava vendo de fato na tela enquanto jogava.
.

Segundo o contador, tivemos 49 frames de média com estabilidade em 51%, mas em nenhum momento eu senti a framerate variar dessa forma enquanto jogava. Para mim, ele ficou sempre próximo dos 40 quadros, nunca caindo para 30 mas também nunca subindo até os 60 como indicado pelo contador. De qualquer forma, eu vou manter o resultado, já que o contador nunca traiu a gente antes, pelo menos nos aparelhos Android. Talvez com o IOS não seja tão confiável. Em 2026 vamos testar mais iPhones e ficar de olho nisso.

.

Eu também medi a temperatura do iPhone 16E após o teste e ele registrou apenas 37 ºC na traseira do celular, a mesma temperatura do REDMAGIC. Muito frio e bom de jogar Red Dead assim.

Xiaomi POCO X7 Pro

Chegamos agora no rei do custo benefício de 2025, o POCO X7 Pro. Quem ficou ligado em nosso grupo de ofertas e levou esse celular por menos de 1.800 nessa Black Friday fez um ótimo negócio.

.

Ele tem o processador Dimensity 8400 Ultra e estamos testando a versão mais barata, com 8 GB de memória RAM. Eu vi até algumas matérias em sites dizendo que o Red Dead não estava disponível para o POCO X7 Pro, mas eu consegui instalar de boa pela PlayStore e jogar direto na Netflix, sem problema algum.

Assim como o iPhone 16E, o POCO X7 Pro também não tem a opção de alterar os gráficos no Red Dead.

Aqui no rancho inicial eu já saí de casa metendo bala e arrumando confusão. Eu ainda não me acostumei com o quão bonito ficou esse port mobile. Nem parece um jogo de celular, para ser bem honesto com vocês.

.

O POCO X7 Pro rodou a 30 frames de média com 100% de estabilidade. Mesmo no meio do tiroteio intenso ele não chegou a cair abaixo dos 30, então, de certa forma, o Mediatek do POCO está rodando até melhor que o Snapdragon do S25 Edge. Muito legal ver o suporte chegando não apenas aos celulares mais vendidos lá fora, mas também ao nosso querido POCO X7 Pro.

.

Quanto à temperatura, pode ficar tranquilo que o POCO X7 Pro foi até os 38 ºC jogando por cerca de 30 minutos. Todos os celulares esquentando mais ou menos igual até agora, nada de super aquecimento..

Samsung Galaxy A56

O último celular compatível foi o Galaxy A56 da Samsung. Diferente dos outros, ele tem processador Exynos 1580, então é a nossa chance de ver como o Red Dead performa não apenas nos chips Snapdragon e Mediatek, mas também nos processadores Exynos.

.

Sobre o Galaxy A56, ele não fez tanto sucesso quanto os antecessores Galaxy A54 e A55, já que faltou otimização nos jogos. Ele também permaneceu caro o ano todo, sempre competindo em preço contra o POCO X7 Pro. Vamos torcer para o Galaxy A57 ser melhor, ele deve ser lançado em breve.

Jogamos com os gráficos padrões, já que o game também não libera opções para esse celular.

.

E para a minha surpresa, o Red Dead está rodando no Galaxy A56 com 30 frames de média e 88% de estabilidade. É fato que os gráficos estão visivelmente piores que nos outros celulares, principalmente o serrilhado das árvores distantes, mas mesmo assim, está rodando relativamente bem no intermediário da Samsung.

É interessante ver que, apesar de ficar preso em 30 frames, o Red Dead não apresentou problemas de instabilidade em nenhum dos celulares que testamos. Geralmente, quando testamos jogos recém lançados, a gente encontra algum problema de queda de frames ou bugs gráficos, mas não aconteceu com o Red Dead - pelo menos não nos celulares que a Netflix liberou para instalar.

.

Eu testei também a temperatura, e o Exynos até que esquentou um pouco, foi aos 41 ºC. Apesar de ser mais quente que os outros, ainda assim é uma temperatura aceitável. Só fica desconfortável a partir dos 44 ºC, na minha opinião.

Conclusão

A minha conclusão é que o Red Dead saiu muito bem otimizado em sua versão mobile, mas a quantidade de celulares compatíveis é extremamente limitada. Você deve ter visto o pessoal reclamando nas redes sociais que o celular delas não era compatível com o game, e isso afetou a gente também. O Edge 60 Pro da Motorola, por exemplo - um dos melhores celulares para jogos de 2025 - e mesmo assim a Netflix não libera para baixar.

.

Eu até tentei alguns métodos alternativos, baixando APK e tudo mais, mas nenhum deu certo.

Então a gente vai ficar devendo o teste nos celulares baratinhos. Talvez no futuro a Netflix libere o game para mais aparelhos. Se isso acontecer, com certeza vamos incluir o Red Dead na lista de jogos principais aqui do canal.