Um dos celulares que mais fez sucesso no canal Roda Liso esse ano foi o Samsung Galaxy A15. Na época, ele ainda estava caro, mas surpreendeu com a performance, rodando Genshin Impact e Asphalt 9 com muita performance. Agora que alguns meses se passaram e o preço dele despencou, será que ficou ainda mais otimizado nos jogos?

Ficha Técnica - Galaxy A15 5G

Para quem não está lembrado, o Galaxy A15 que nós testamos aqui é a versão 5G, com o processador Dimensity 6100 Plus e apenas 4 GB de memória RAM - na época, eu paguei aproximadamente R$ 1.300. Hoje, ele pode ser comprado por muito menos.

👇Menor preço hoje: Samsung Galaxy A15 5G

  • R$ 929,00 Amazon*** Samsung Galaxy A15 5G 128GB - Azul Escuro Ver oferta
  • R$ 980,00 Magazine Luiza. Samsung Galaxy A15 5G 128GB 4 GB Ver oferta
  • R$ 1.019,99 Carrefour*** Samsung Galaxy A15 128GB Azul Escuro 5G 6,5" 4GB RAM Ver oferta

Asphalt Legend Unite

Tanto na versão antiga quanto na atual, a gente testou com a qualidade visual no mínimo e taxa de quadros em 60.
Tanto na versão antiga quanto na atual, a gente testou com a qualidade visual no mínimo e taxa de quadros em 60.

Quando a gente testou o Galaxy A15 pela primeira vez, esse jogo ainda se chamava Asphalt 9. Naquela versão, o Samsung conseguiu cravar os 60 frames de média com estabilidade quase feita. Agora, na versão nova do jogo e também com o celular atualizado, ele não libera acima dos 45 frames. A estabilidade continua muito boa, o que indica que o celular com certeza consegue ir além, basta os desenvolvedores liberarem.

Mesmo com essa perda de 15 frames, o Galaxy A15 continua com o selo "Roda Liso" no Asphalt.

Galaxy A15 (Teste 10/2024): 45 FPS - 100% - RODA LISO✅

Galaxy A15 (Teste 03/2024): 60 FPS - 99% - RODA LISO✅

COD: Mobile

Tentando liberar o máximo de FPS possível, colocamos o COD Mobile na qualidade baixa.
Tentando liberar o máximo de FPS possível, colocamos o COD Mobile na qualidade "baixa".

Todo celular precisa rodar COD Mobile, e o modo Battle Royale que a gente testa é bem mais pesado que o Multiplayer. A performance do Galaxy A15 não mudou este ano, continua com 40 frames de média e 99% de estabilidade. Nos tiroteios mais intensos, ele chega a cair um pouquinho, vai até os 35 frames, mas nunca menos que isso.

Ele mantém o selo "Roda" no COD Mobile.

Galaxy A15 (Teste 10/2024): 40 FPS - 99% - ⚠️RODA⚠️

Galaxy A15 (Teste 03/2024): 39 FPS - 98% - ⚠️RODA⚠️

PUBG

No PUBG é a mesma coisa, gráficos no Baixo e taxa de quadros no Ultra.
No PUBG é a mesma coisa, gráficos no "Baixo" e taxa de quadros no "Ultra".

Faz um tempão que não testamos PUBG aqui no canal, e o jogo atualizou bastante. Tem uns modos novos, com uns vampiros voando na tela. Eu não entendo o que estão tentando fazer com esse jogo, mas enfim, a performance não mudou em nada. Mesmo com a taxa de quadros supostamente no "ultra", ele não deixa ir além dos 40 frames. Pelo menos a estabilidade continua perfeita.

Já que não chega nem aos 45 frames, o Galaxy A15 fica com o selo "Roda" no PUBG.

Galaxy A15 (Teste 10/2024): 39 FPS - 99% -⚠️RODA⚠️

Galaxy A15 (Teste 03/2024): 40 FPS - 100% -⚠️RODA⚠️

Mortal Kombat

Mortal Kombat no Galaxy A15
Mortal Kombat no Galaxy A15

O Mortal Kombat é outro game que teve pequenas atualizações, e parece que o jogo está mais pesado de rodar. É isso ou o nosso Galaxy A15 ficou capado de alguma forma, já que na mesma luta ele não consegue atingir os números que atingia quando testamos pela primeira vez. Antes, ficava com 52 frames de média e 94% de estabilidade, mas agora fica com a média menor, 47 frames. A diferença é significativa? Eu digo que não, continua com o selo "Roda Liso", mas mesmo assim, é estranho o celular piorar com o tempo. Vamos ver como ele se sai nos próximos jogos.

Galaxy A15 (Teste 10/2024): 47 FPS - 94% - RODA LISO✅

Galaxy A15 (Teste 03/2024): 52 FPS - 94% - RODA LISO✅

Genshin Impact

Chegou o bichão, Genshin Impact. Aqui, os gráficos ficam no preset muito baixo e o FPS desbloqueado em 60.
Chegou o bichão, Genshin Impact. Aqui, os gráficos ficam no preset "muito baixo" e o FPS desbloqueado em "60".

Quando eu testei o A15 no começo do ano, fiquei muito surpreso com a performance dele no Genshin. Rodava com 47 frames de média, um desempenho muito acima de outros celulares de entrada. Aconteceu alguma coisa nesse meio tempo, e agora ele está rodando muito pior. Eu testei várias vezes, tanto com o contador do Gamebench quanto com o Scene5, e o desempenho sempre foi muito pior, até apresentando micro travadas durante a gameplay. É triste falar isso, mas o Galaxy A15, o melhor de entrada para rodar Genshin, perde o seu título e tem o selo rebaixado de "Roda Liso" para "Roda". Por essa eu não esperava.

Galaxy A15 (Teste 10/2024): 38 FPS - 88% - ⚠️RODA⚠️

Galaxy A15 (Teste 03/2024): 47 FPS - 75% - RODA LISO✅

Honkai: Star Rail

No Honkai Star Rail as configurações são iguais às do Genshin, tudo no Muito Baixo e FPS desbloqueado em 60.
No Honkai Star Rail as configurações são iguais às do Genshin, tudo no "Muito Baixo" e FPS desbloqueado em "60".

Outro que já faz um tempinho que dá as caras aqui no canal é o Honkai Star Rail, e com essa performance, era melhor nem ter aparecido. No começo do ano, a performance média foi boa, 53 frames. Ele dava umas quedas e travadas, ficou com 68% de estabilidade, mas mesmo assim, bem tranquilo de jogar. Agora, a média despencou. Mesmo quando não tem nenhum efeito na tela, o desempenho ficou sempre abaixo do esperado.

Eu não acompanho o desenvolvimento do Honkai e não sei se teve alguma atualização gráfica significativa este ano, alguma coisa que justifique essa perda de performance, então digite aí nos comentários se você manja. Para o Galaxy A15, é mais um selo "Roda Liso" descendo pelo ralo e sendo substituído por "Roda".

Galaxy A15 (Teste 10/2024): 37 FPS - 74% -⚠️RODA⚠️

Galaxy A15 (Teste 03/2024): 53 FPS - 68% - RODA LISO✅

Wuthering Waves

Mais um jogo anime que vamos testar com os gráficos na pior qualidade possível e frame rate em 60.
Mais um jogo anime que vamos testar com os gráficos na pior qualidade possível e frame rate em 60.

Ok, nessa altura do teste eu estou começando a ficar desesperado. O que está acontecendo com o Galaxy A15? Assim que saiu Wuthering Waves, eu testei ele numa bossfight e estava tudo bem - a performance não surpreendeu, mas mesmo assim, para um celular de entrada, eu achei bom, 29 frames de média. Revisitando esse jogo, parece que estou jogando num celular completamente diferente: A média caiu para 19 frames, e a estabilidade também piorou, 54%. Teve alguns momentos que o jogo freezou completamente, com o FPS caindo para 03. É uma performance injogável, digna do selo "Não Roda", quase um "Roda Lixo".

Galaxy A15 (Teste 10/2024): 19 FPS - 54% - NÃO RODA❌

Galaxy A15 (Teste 03/2024): 29 FPS - 68% - ⚠️RODA⚠️

Fortnite

No Fortnite a taxa de quadros máxima que ele liberou foi 30, isso com os gráficos no low e resolução em 75%.
No Fortnite a taxa de quadros máxima que ele liberou foi "30", isso com os gráficos no low e resolução em 75%.

Antes o Fornite nem aceitava instalar nesse celular, mas parece que agora a Epic está liberando ele para os aparelhos de entrada também. Mas só porque instala, não significa que rode. Esse jogo não permite depuração USB, então a gente tem que confiar no próprio contador de frames do Fornite. Ele registrou uma média de 23 frames, com a mínima chegando a 3. É muito ruim jogar desse jeito, os outros jogadores claramente vão ficar com vantagem para cima de você.

Até tem como reduzir a resolução abaixo dos 75%, mas acho melhor desistir do Fortnite nesse celular e partir para jogos mais leves. Aqui, fica com selo "Não Roda".

Galaxy A15 (Teste 10/2024): 23 FPS MED - 3 FPS MIN - NÃO RODA❌

Galaxy A15 (Teste 03/2024): ❌NÃO INSTALOU❌

Wild Rift

Jogamos também Wild Rift, gráficos no baixo e FPS desbloqueado em 90.
Jogamos também Wild Rift, gráficos no baixo e FPS desbloqueado em 90.

Um desses jogos leves que eu recomendo para os celulares de entrada é o Wild Rift. Você pode escolher entre modos de performance e qualidade visual. Já que estamos no canal "Roda Liso", eu optei por performance, e conseguimos 77 frames de média nesse jogo. Ele até bate o limite de 90 frames, mas só quando não tem nada acontecendo na tela. Durante as lutas, fica com 77 frames, o que é um excelente resultado. Essa performance condiz com outros celulares de entrada que testamos, e o Galaxy A15 fica com o selo "Roda Competitivo" no Wild Rift.

Galaxy A15 (Teste 10/2024): 77 FPS - 81% - 💎RODA COMPETITIVO💎

Blood Strike

No Blood Strike o FPS fica em extremo e o restante dos gráficos eu deixei no baixo.
No Blood Strike o FPS fica em "extremo" e o restante dos gráficos eu deixei no "baixo".

Assim como o Wild Rift, eu não cheguei a testar o Blood Strike no começo do ano no Galaxy A15, mas mesmo assim, acho legal testar agora e ver como é a performance nesse jogo que vocês comentam tanto sobre. As vezes, o FPS chega a 90, mas na maior parte do tempo fica nessa média de 69 frames. A estabilidade podia ser melhor, apenas 80%, mas mesmo assim, é muito satisfatório jogar Blood Strike nesse celular. Mesmo sendo um aparelho de entrada com 4 GB de RAM, leva para casa o selo "Roda Competitivo".

Galaxy A15 (Teste 10/2024): 69 FPS - 80% -💎RODA COMPETITIVO💎

Autonomia

Na última vez que testamos a autonomia do Galaxy A15, ele consumiu 27% durante duas horas jogando Stackball. Eu repeti esse mesmo teste e o resultado foi bem pior, ele consumiu 31%.

Galaxy A15 5G durante a quinta etapa do teste de bateria (2 horas de Stackball)
Galaxy A15 5G durante a quinta etapa do teste de bateria (2 horas de Stackball)

Esse celular não foi mais utilizado depois do teste original, então esse desgaste não é da bateria, mas sim, do celular que está consumindo mais do que devia e entregando menos performance nos jogos.

Conclusão

O Galaxy A15 foi um celular que eu gostei muito de testar na época em que custava R$ 1.300. Agora, com o preço dele lá embaixo, eu resolvi revisitar esse celular, esperando que tivesse ficado ainda mais otimizado nos jogos. Para minha surpresa, ele apresentou uma performance inferior em quase todos os jogos, perdendo o selo "Roda Liso" e caindo para "Roda", as vezes até "Não Roda", como foi o caso do Wuthering Waves.

No ranking atualizado dos celulares de entrada, ele foi da sétima colocação, onde ficava próximo dos Note 13 da Xiaomi, para a décima, fazendo vizinhança ao Realme 12 e o Honor X8B.

#CelularesPontosAsphalt 9COD: MobileGenshin ImpactMortal KombatTower of Fantasy
Xiaomi Redmi Note 12S1397230 FPS40 FPS43 FPS58 FPS43 FPS
Realme 121385158 FPS40 FPS34 FPS48 FPS38 FPS
10°Samsung Galaxy A15 5G1377445 FPS40 FPS38 FPS47 FPS27 FPS
11°Honor X8b1351259 FPS40 FPS34 FPS32 FPS27 FPS
12°Motorola Moto G521334719 FPS39 FPS32 FPS67 FPS32 FPS

Digite aí nos comentários o que você acha que aconteceu, se os jogos ficaram mais pesados ou se o celular piorou com as atualizações. Pessoalmente, eu acho que foram as duas coisas, mas eu quero ouvir a opinião de vocês.

  • R$ 929,00 Amazon*** Samsung Galaxy A15 5G 128GB - Azul Escuro Ver oferta
  • R$ 980,00 Magazine Luiza. Samsung Galaxy A15 5G 128GB 4 GB Ver oferta
  • R$ 1.019,99 Carrefour*** Samsung Galaxy A15 128GB Azul Escuro 5G 6,5" 4GB RAM Ver oferta