Estas eleições estão sendo marcadas pela disseminação de notícias falsas nas redes sociais. As famosas fake news são notícias que contém mentiras, e normalmente são criadas para enganar pessoas e prol de algo. Por exemplo, no período eleitoral, um grupo pode criar uma notícia falsa envolvendo seu adversário com o intuito de fazer as pessoas acreditarem naquela inverdade e fazer com que um eleitor deixe de votar no determinado candidato. Para evitar que isso aconteça com você, confira nossas dicas de como reconhecer e denunciar Fake News no WhatsApp ou Facebook.

As fake news na eleição dos Estados Unidos

As fake news foram um grande problema na eleição presidencial norte americana. Um grande escândalo envolvendo a agência Cambridge Analytica, denunciado pelos jornais "The New York Times" e "The Guardian".

O esquema revelado mostrava que a agência roubou dados de 50 milhões de usuários norte americanos no Facebook. Essa agência estava começando a agir no Brasil também, mas devido o escândalo, foi impedida de continuar seu trabalho.

Como as fake news influenciam na eleição?

Essas informações coletadas dão a oportunidade de saber pelo que as pessoas se comovem mais, e assim criar notícias falsas denegrindo a imagem de certo candidato.O dono do Facebook, Mark Zuckerberg, tomou medidas para evitar que o Facebook fosse utilizado nas eleições brasileiras para a disseminação de notícias falsas. Foram 196 páginas e 87 contas deletadas da rede social.

Mas, infelizmente, o Facebook não é capaz de controlar os conteúdos compartilhados no WhatsApp, isso porque as conversas no aplicativo são criptografadas, ou seja, só os envolvidos na conversa podem ver as mensagens.

Como reconhecer Fake News?

E então, como fazer para não cair em fake news e saber a verdade, antes de decidir seu voto para governador e presidente neste segundo turno? Se você está preocupado com as mentiras compartilhadas nas redes sociais, veja como identificar uma fake news e poder alertar mais pessoas.

Desconfie de notícias apelativas

Pesquise mais sobre manchetes apelativas e chocantes.

Atenção a URL

Se a URL (endereço do site) for muito semelhante à de outro site grande, ou com um nome informal demais, pode ser um site de fake news.

Procure a mesma notícia em outros sites

Além disso, confira se algum site confiável postou algo sobre o mesmo tema.Se nenhum outro veículo na imprensa tiver publicado uma reportagem sobre o mesmo assunto, isso pode ser um indicativo de que a história é falsa. Se a história for publicada por vários veículos confiáveis na imprensa, é mais provável que seja verdadeira.

Quem somos?

Confira se existe nomes de redatores em alguma seção "Sobre", "Quem somos" ou algo semelhante.

Erros ortográficos

Normalmente são incomuns os erros em fontes confiáveis. Geralmente, pequenos sites de notícias falsas contêm erros ortográficos ou apresentam layouts estranhos.

Analise a veracidade das fotos

É comum encontrar imagens ou vídeos manipulados em fake news. As vezes, a foto é verídica, mas foi retirada do contexto. Pesquise sobre a foto ou imagem para saber mais.

Exemplos de imagem fake news

Nas imagens abaixo, podemos ver dois exemplos de imagens manipuladas para disseminar a mentira entre os eleitores. Na primeira imagem, vemos a candidata à vice-presidência de Haddad vestindo uma camiseta com a frase "Jesus é travesti". A imagem verdadeira trazia a palavra "Rebele-se".

Exemplos de imagens fake news nas Eleições 2018.
Manuella D' Ávila e Flávio Bolsonaro são vítimas de fake news nas Eleições 2018.

Na segunda imagem, a vítima de fake news é o filho do presidenciavel Jair Bolsonaro, Deputado Flávio Bolsonaro. Na imagem fake, ele aparece com uma camisa dizendo "Movimento nordestinos voltem pra casa. O Rio não é lugar para jegue". Na verdadeira imagem, ele veste uma camisa preta sem nada escrito.

Verefique a data de postagem

Além de notícias antigas, que podem deixar de fazer sentido no contexto atual (como por exemplo, a divulgação de uma pesquisa eleitoral de outro momento), as notícias falsas podem conter datas que não fazem sentido.

Verifique as fontes

Normalmente, um artigo confiável exibirá a fonte das informações ali contidas. É normal que o site compartilhe links do local da onde foram retirados os dados. Suspeite da falta de evidências ou menção a especialistas desconhecidos.

Não confunda fake news com piada

Algumas vezes, grandes sites de humor, como por exemplo o Sensacionalista, fazem notícias falsas como uma sátira da realidade. Verifique se a fonte é conhecida por paródias e se os detalhes da história e o tom sugerem que pode ser apenas uma brincadeira.

Como denunciar fake news no WhatsApp?

Infelizmente não é possível denunciar links como no Facebook, mas você pode informar os responsáveis pelo WhasApp sobre determinadas pessoas ou grupos que estejam espalhando fake news.

1. Na conversa aonde aconteceu o compartilhamento da notícia falsa, clique em cima do contato (acima) ou no nome do grupo, e encontre o contato. Após, escolha a opção "dados";

Clique no contato que deseja denunciar, e escolha a opção Dados.
Clique no contato que deseja denunciar, e escolha a opção Dados.

2. Clique em "Denunciar" (final da lista), e depois escolha entre as opções "Denunciar e Bloquear" ou apenas "Denunciar".

Escolha a opção Denunciar Contato.
Escolha a opção "Denunciar Contato".

Como denunciar fake news no Facebook?

O Facebook permite que os usuários denunciem posts com conteúdos com nudez, violência, assédio, suicídio ou automutilação, notícia falsa, spam, vendas não autorizadas, discurso de ódio, terrorismo ou informações de votação incorretas.

Quanto mais pessoas denunciam determinada postagem, maiores as chances dos responsáveis serem punidos. Veja como fazer uma denúncia de fake news no Facebook:

1. Clique nos três pontos no canto superior direto e escolha a opção "Dar feedback sobre essa publicação";

Dar feedback sobre essa publicação.
Escolha a opção "Dar feedback sobre essa publicação".

2. Na página seguinte, marque a opção "Notícia falsa" e depois clique em "ENVIAR";

Marque a opção Notícia falsa e envie.
Marque a opção "Notícia falsa" e envie.

3. Antes de concluir, você pode bloquear, deixar de seguir, desfazer a amizade ou enviar uma mensagem privativa para a pessoa. Caso não queira fazer isso, clique em "CONCLUIR".

Você pode bloquear, deixar de seguir, desfazer a amizade ou enviar uma mensagem privativa para a pessoa.
Você pode bloquear, deixar de seguir, desfazer a amizade ou enviar uma mensagem privativa para a pessoa.