O Snapdragon X65 é o maior salto da empresa em soluções 5G desde a comercialização de seu primeiro sistema de modem RF. A Qualcomm disse que ele foi projetado para suportar as velocidades 5G mais rápidas disponíveis atualmente com desempenho sem fio semelhante a fibra e faz o melhor uso do espectro disponível para flexibilidade, capacidade e cobertura da rede.

O Snapdragon X65 provavelmente será usado pela Apple em iPhones da próxima geração, provavelmente o novo modem deverá estar disponível em dispositivos comerciais já no final de 2021.

"A transição 5G apresenta a maior oportunidade para a Qualcomm, já que a tecnologia móvel está prestes a beneficiar praticamente todos os setores", disse o presidente e CEO eleito da Qualcomm, Cristiano Amon.

Snapdragon X65: Primeiro modem 5G de 10 Gigabit do mundo

A Qualcomm acrescentou que o sistema Snapdragon X65 5G Modem-RF terá um papel crítico na habilitação de novos casos de uso 5G não apenas para experiências premium redefinidas de smartphones, mas também em banda larga móvel, computação, XR, IoT industrial, redes privadas 5G e acesso sem fio fixo.

"O Snapdragon X65 reúne todas as principais inovações 5G esperadas do inovador sem fio líder mundial", disse Durga Malladi, vice-presidente sênior e gerente geral de 4G / 5G da Qualcomm Technologies.

Velocidades 100 vezes mais rápidas que o LTE inicial.
Velocidades 100 vezes mais rápidas que o LTE inicial.

Isso alimentará a rápida expansão do 5G enquanto melhora a cobertura, a eficiência energética e o desempenho para os usuários. E com alcance estendido e recursos de alta potência, Snapdragon X65 e X62 também estão no centro da expansão do 5G para acesso sem fio fixo e oportunidades de computação conectada à nuvem, acrescentou.

Para constar, o sistema Snapdragon X62 5G Modem-RF é uma solução de modem para antena otimizada para a adoção comum de aplicativos de banda larga móvel. Snapdragon X65 e Snapdragon X62 estão atualmente em amostragem para clientes. Espera-se que os dispositivos comerciais baseados neles sejam lançados no final de 2021.