De acordo com rumores recentes, o próximo processador top de linha da Qualcomm, o Snapdragon 845, poderá chegar para equipar o Galaxy S9 e S9 Plus e ainda muitos outros aparelhos.

O chip em questão chegaria como o segundo processador móvel da empresa desenvolvido com a tecnologia de 10 nanômetros, o que manteria a redução considerável de consumo de energia.

Engenheiro da Qualcomm entrega desenvolvimento do Snapdragon 855.
Engenheiro da Qualcomm entrega desenvolvimento do Snapdragon 855.

No entanto, um vazamento mostrou que a fabricante já estaria trabalhando em seu primeiro chip de 7 nanômetros, o Snapdragon 855.

A informação surgiu no perfil do LinkedIn de George Fang, um dos engenheiros responsáveis pelo desenvolvimento do chip.

Outras informações vindas da China, através do Weibo, dizem que o SD855 deverá trazer de 30 a 40% a mais de desempenho do que o SD845, bem como habilidade AI melhoradas e também um gerenciamento de energia superior.

O processador é corroborado para os primeiros smartphones implantarem leitores de impressões digitais ultrassônicos.

Na mensagem que surgiu na China temos: "Snapdragon 855, processo de 7 nm, retorno ao desing de arquitetura totalmente independente, o X86 tem uma otimização muito boa, arquitetura de baixo consumo e gerenciamento de energia eficientes, e compra de AP (Application Programming) para suportar leitores de digitais ultrassônicos na tela, as vendas em conjunto serão muito populares."

Mesmo que a tecnologia já seja suportada por alguns chips da Qualcomm, o seu suporte será aperfeiçoado no SD845 e ainda melhorado no SD855.

A expectativa é que o sucessor do Snapdragon 845 deve ser apresentado o quarto trimestre de 2018, e a TSMC ficaria responsável pela fabricação. É bastante provável que os dispositivos da linha Galaxy S e Galaxy Note que serão revelados em 2019.