Nesta quinta-feira (28), a Toshiba confirmou a venda de parte de seus negócios para um consórcio liderado pela Bain Capital. O grupo em questão é formado pela Apple, Dell, Seagate, Kingston, entre outros nomes. O valor pago pela linha de produção de chips da japonesa foi de US$ 18 bilhões.

Vários rumores sobre a negociação já vinham circulando pela mídia há algum tempo, na semana passada, inclusive, a Bloomberg divulgou que a Apple pagaria sozinha mais de US$ 3 bilhões pelo acordo, o que seria a maior aquisição da Maçã.

Apple, Dell e Seagate adquirem divisão de chips da Toshiba.
Apple, Dell e Seagate adquirem divisão de chips da Toshiba.

Detalhes sobre a negociação não foram divulgados, sendo que não se sabe qual foi o valor de investimento de cada um. Atualmente, a divisão de chips da Toshiba é a segunda maior fabricante de pentes de memória NAND do planeta.

A Western Digital era a maior interessada em adquirir a divisão de chips da Toshiba. A empresa está se tornando uma gigante no setor, com aquisições como a SanDisk, Hitachi, Upthere e outras ao longo do tempo.

A Samsung é outra companhia líder no setor de chips de memória. Deste modo, Apple e Dell sempre acabavam reféns dos valores estipulados por elas, situação que poderá mudar agora, já que haverá uma concorrência maior de mercado.

A Apple, é válido mencionar, já depende da Samsung no fornecimento de telas OLED para o iPhone X e ainda na fabricação de vários outros produtos, incluindo processadores.

A Reuters diz que a negociação deveria ter sido fechada entre a Toshiba e o consórcio ainda na semana passada, porém, em razão da Apple estipular novos termos em relação ao fornecimento dos chips, acabou sendo adiada.

A coletiva de imprensa marcada para anunciar o acordo acabou sendo cancela minutos antes por desentendimentos entre os membros do consórcio.

Agora resta saber se esta união realmente irá funcionar no futuro. Veremos.