Em 2014, a Apple comprou a fabricante de fones de ouvido Beats por US$ 3 bilhões. Agora, a companhia da Maçã deverá realizar uma nova compra bilionária, já que ela estaria negociando a compra de parte da fábrica de chips de memória da Toshiba. A notícia foi veiculada através da agência Bloomberg.

Nenhuma das empresas confirmou ou negou o interesse na aquisição. A Bloomberg disse ainda que a Apple deverá pagar mais do que os US$ 3 bilhões investidos na Beats para adquirir 16% dos negócios de chips da Toshiba.

Apple comprando parte da Toshiba
Apple comprando parte da Toshiba

Esta aquisição seria realizada através de um consórcio liderado pela Bain Capital. A transação pode acontecer ainda neste mês. A Bain Capital já teria confirmado que está envolvida em uma negociação com a Apple e Dell, porém, não comentou se tem a ver com a Toshiba.

A Apple tem como objetivo um movimento estratégico. Há meses a Toshiba está procurando alguém para comprar a sua divisão de chips, que ela utiliza para desenvolver unidades de memória.

A Western Digital seria a principal interessada na compra da divisão de chips, já que nos últimos anos tem crescido muito no setor, adquirindo muitas empresas, como a SanDisk, Hitachi, Upthere e outras.

Atualmente, a indústria de chips é dominada em 40% pela Samsung, sendo assim, caso o setor da Toshiba fosse adquirido pela Western Digital, ficaria ainda mais difícil para a Apple na negociação de tais componentes para iPhones e iPads.