Na quinta-feira (28), a Apple anunciou que a sua plataforma voltada a conteúdo educacional conquistou a marca de um bilhão de downloads desde seu lançamento.  A companhia informou que o iTunes U oferece o maior catálogo de material didático do mundo, e ainda, totalmente gratuito.

O serviço foi criado no ano de 2007 e atualmente é conhecido no mundo inteiro. Ele oferece material didático em vários formatos, como textos, vídeos e também aplicativos gratuitos.

No serviço é possível encontrar mais de 2.500 cursos públicos, 75.000 aplicativos e 10.000 livros interativos. Escolas e grandes universidades, como Stanford, Berkley, MIT e Yale, estão entre os colaboradores.

A Apple disse também que os educadores de 30 países tem a liberdade de desenvolver cursos para serem distribuídos entre os 155 países que o aplicativo pode ser baixado. O Brasil está incluso nesta listagem.  "Por causa do iTunes U, eu consegui incentivar pesquisas sobre a relação entre o excesso de informação e o stress na China", afirmou o professor americano Dan Stokols.

"Com todo esse conteúdo oferecido pelo iTunes U, os estudantes poderão aprender com muito mais facilidade" afirmou Eddy Cue, vice-presidente de software para internet e serviços na Apple. "Existem cursos no serviço que são acessados por mais de 250.000 estudantes. Isso é um fenômeno na forma em que aprendemos e ensinamos." O serviço pode ser acessado a partir do iTunes.