Nesta quarta-feira (20), a Nasa divulgou ter descoberto através do Telescópio Espacial Kepler, o sistema Kepler. Um conjunto de três exoplanetas, onde o menor deles, o Kepler 37-b, é minimamente maior que a nossa Lua e tem uma textura semelhante à Mercúrio, não possui água e nem uma atmosfera. Os cientistas afirmaram ainda que devido aos reflexos luminosos do Kepler-37-b, é possível afirmar que ele é basicamente rochoso.

O sistema Kepler é composto dos três exoplanetas: Kepler 37-b, "37-c" e o "37-d". O irmão do meio, o Kepler 37-c, mede cerca de três quartos da Terra, enquanto o maior, o Kepler 37-d possui o dobro do tamanha da Terra.

Este planeta, descoberto pela Nasa está localizado à cerca de 210 anos luz da terra, em torno de 2100 trilhões de quilômetros. Portanto, fora da zona habitável. Ainda segundo as informações, o Kepler 37-b orbita 10 vezes mais perto de sua estrela que a Terra orbita em relação ao sol, fazendo com que a temperatura da superfície do exoplaneta seja superior a 427 graus célsius.

O Telescópio Espacial Kepler, foi lançado em 2009 com o objetivo de procurar outros planetas existentes fora do nosso sistema solar, chamados de exoplanetas. Liderada por Thomas Barclay, uma equipe da Nasa já descobriu 114 exoplanetas dos 833 já conhecidos.

A equipe de cientistas pesquisa planetas de tamanho semelhante ao da terra e que se localizem nas proximidades de nosso sistema solar.  

"Vemos planetas muito grandes, e eles são incomuns. Planetas do tamanho da Terra parecem ser bastante comuns, então nossa suposição é de que planetas pequenos devem ser ainda mais comuns", disse Thomas Barclay, do Centro de Pesquisa Ames, da Nasa.

A Nasa explica que quando uma oscilação de luz é gerada nas estrelas, é porque o algum planeta passou por perto.