Na última sexta-feira (15), um meteoro explodiu na Rússia, mais precisamente nos montes Urais. O episódio causou muito pânico entre a população e ainda danos materiais. Mais de mil pessoas também ficaram feridas devido aos estilhaços de vidros e com a quebra de paredes que foi ocasionada devido a grande pressão que rocha espacial causou ao entrar na atmosfera.

As buscas pelos destroços do meteoro tiveram início ainda na sexta-feira passada. Desde o dia, acredita-se que os meteoritos possam ter caído nos arredores da cidade industrial de Chelyabinsk, 1.500 quilômetros a leste de Moscou, em uma área coberta por gelo e neve.

De acordo com um amador na área espacial, cada grama da rocha pode valor 66 mil rublos, o que equivale a 2.200 dólares. Este valor representa 40 vezes mais do que a atual cotação do ouro. "O preço ainda é difícil de dizer... Quanto menos meteoritos forem recuperados, maior o seu preço", disse Dmitry Kachkalin, membro da Sociedade Russa de Admiradores Amadores dos Meteoritos.

Os cientistas da Universidade Federal dos Urais foram os primeiros a anunciar que encontraram 53 pedrinhas pretas em torno do lago Chebarkul, perto de Chelyabinsk. De acordo com os testes realizados, as pedras correspondem mesmo a meteoritos.

"Acabamos de completar os testes e confirmamos que os pedaços de matéria encontrados por nossos especialistas ao redor do lago Chebarkul são realmente meteoritos", disse Viktor Grokhovsky, cientista da Universidade Federal dos Urais e da Academia Russa de Ciências.

"Eles são classificados como condritos normais, ou meteoritos rochosos, com um conteúdo de ferro de cerca de 10 por cento", disse ele à agência de notícias RIA.

A Nasa acredita que o meteoro possuía cerca de 17 metros de diâmetro e 10 mil toneladas antes de entrar na atmosfera.

Na internet já há pessoas vendendo pedras que dizem ser meteoritos pelo valor de mil rublos, ou seja, 33, 18 dólares. No entanto, não tem como identificar se as pedras são autênticas ou não.