Quem tem Facebook, assim como eu, já deve ter se deparado com o sorteio de muitas coisas, e os amigos, aos montes, compartilhando tal imagem. Não que todas ofertas não sejam verdadeiras, mas com certeza, muitas delas são falsas.  Um caso especial é sobre o sorteio de 14 iPhones, ao qual mais de 200 mil brasileiros caíram na pegadinha.

A página que proporciona o falso sorteio é a de fãs "Apple Inc brasil", ao qual tenta se passar por uma página oficial da Apple para o Brasil no Facebook, usando inclusive uma logo da marca com a bandeira do país e ainda fotos de vários produtos.

O post publicado pela página diz que a empresa recebeu um lote de aparelhos que não pode ser comercializado por estarem "sem película exterior de caixa". Após todo o bla´blá blá, o post pede que os usuários compartilhem a imagem e ainda curtam a página. Para completar a farsa, a cor do aparelho deverá ser escolhida nos comentários.

"Recebemos 14 iPhones 5 64GB que não podem ser comercializados por se encontrarem sem a película exterior da caixa. Vamos SORTEAR os 14 iPhones através desta página a quem COMPARTILHAR esta imagem e GOSTAR/CURTIR esta página. O sorteio termina no dia 31 de Março de 2013", diz o post que ainda deseja boa sorte.

Para completar, há ainda um link encurtado pelo bit.ly que acaba direcionando o usuário para uma suposta página oficial da app Store Brasil, intitulada como App Store BR.

Resumindo, a Apple não possui perfil ou página oficial no Facebook, como também no Twitter. Desta forma, não faz promoções através de redes sociais.

Então, preste bastante atenção às promoções. Como já diz o velho ditado: "Nem tudo que reluz é ouro!".