No último sábado (9), após algumas horas do lançamento do tablet Surface Pro de 128GB da Microsoft, o estoque do produto das lojas online se esgotou.

Assim sendo, quem procurou pelo tablet nas lojas online dos EUA, como também no próprio site da Microsoft, apenas viu a mensagem de "indisponível" ou "fora de estoque". Isso tudo há apenas algumas horas após o seu lançamento, isto é, após a meia-noite, quando o aparelho entrou à venda.

"Olhei a BestBuy: SurfacePro não está disponível online, e nenhuma loja num raio de 650 Km tem o modelo de 128 GB em estoque", disse o jornalista de tecnologia Ed Bott, via Twitter.

A versão de 128 GB do tablet , ao que tudo indica, estava sendo muito aguardado. O aparelho está sendo vendido nos EUA por US$ 1.000.

A falta do produto nas lojas deixou muitos consumidores indignados.  Alguns deles, inclusive, compartilharam suas experiências negativas:

"Fomos os primeiros da fila em nossa Best Buy mais próxima nesta manhã e parece que a Microsoft só enviou aparelhos suficientes para atender aos pedidos em pré-venda e uma unidade extra do modelo de 64 GB", disse um consumidor que queria o modelo de 128 GB.

"Não há um único Surface de 128 GB disponível em todo o país", disse outro. "Não sei como eles podem ter subestimado a demanda de forma tão grosseira". 

"Todas as Best Buy na minha área só receberam um modelo de 128 GB", disse um consumidor desapontado. "As duas lojas Staples que visitei na minha região sequer receberam o modelo de 128 GB. A Microsoft tem um departamento de marketing e pesquisa de mercado grande o suficiente, deviam ter previsto isso".

De acordo com o site ZDNet, o tablet de 128 GB só esgotou nos EUA pois não havia unidades suficientes para  atenderem a grande demanda. Conforme a jornalista Mary Jo Foley,  algumas pessoas relataram que que os próprios gerentes de lojas afirmaram que receberam poucos produtos, em alguns casos, apenas uma unidade.