Oficina da Net Logo

Vírus para Android faz ativar microfone no Windows

Os utilizadores do Android, sistema operacional do Google, precisam ficar alertas. Foi descoberto um aplicativo malicioso capaz de ativar o microfone no Windows

Por | @oficinadanet Programação Pular para comentários

Os utilizadores do Android, sistema operacional do Google, precisam ficar alertas. Foi descoberto um aplicativo malicioso capaz de ativar o microfone no Windows. A praga está disponibilizada na loja Google Play e ela prepara a memória o telefone para tentar instalar um vírus no Windows quando for ativado.

Após a ativação da praga e o microfone padrão ativado, pode ser capturado áudio, que será codificado e após, enviado ao servidor de controle dos criminosos. Os detalhes sobre o aplicativo malicioso foram divulgados somente no dia 1º de fevereiro, porém,  ele foi descoberto no dia 22 de janeiro pela fabricante de antivírus Kaspersky Lab.

A praga virtual, para infectar o Windows tenta fazer uso do recurso Autorun (reprodução automática), que já está desativado no Windows 7 e nos Windows Vista e Windows XP com todas as atualizações de segurança. Tal praga pode dar muita dor de cabeça aos utilizadores de celular, já que ela pode enviar, apagar e espionar as mensagens SMS, como também obter informações do celular, abrir links no navegador e ainda enviar dados para os criminosos.

Os aplicativos maliciosos no Google Play estão descritos como programas que prometem melhorar o desempenho do celular e receberam o nome de “Superclean” e “DroidCleaner”,ambos em nome do desenvolvedor “Smart apps”. Leia em destaque: Os melhores salários por linguagem de programação 2018.

MAIS SOBRE: #Android  #vírus  #celular
Comentários
Carregar comentários