De acordo com um estudo, a extinção dos neandertais ocorreu muito antes do que se esperava. Assim, o estudo sugere que os neandertais teriam passado pela Península Ibérica antes do que se imagina, ou seja, cerca de 45 mil anos, e não 30 mil.

Com uma nova técnica, ao qual filtra contaminações e impurezas,  os pesquisadores australianos e europeus examinaram novamente os fósseis encontrados em sítios neandertais e descobriram que as ossadas têm cerca de 50 mil anos e não 35 mil como se imaginava quando foram analisadas através de carbono 14.

Deste modo, caso o novo estudo esteja certo, as dúvidas de que os humanos modernos e os neandertais coexistiram até a sua miscigenação acabam surgindo. "Os resultados de nosso estudo sugerem que existem grandes problemas com a datação dos últimos neandertais na Espanha," disse Thomas Higham, vice-diretor da Unidade do Acelerador de Radiocarbono da Universidade de Oxford, na Inglaterra. "É improvável que os neandertais tenham sobrevivido por mais tempo nessa área do que no resto da Europa continental".

O novo estudo foi publicado na última segunda-feira (4) no periódico Proceedings of the National Academy of Sciences,  porém ele não exclui completamente a chance de que os neandertais tenham vivido mesmo até 35 mil atrás. Porém, eles salientam que o calor da Espanha acaba degradando rapidamente uma proteína importante no processo de datação através do carbono 14.

A técnica usada na nova pesquisa, chamada "ultrafiltração", normalmente rende datas mais antigas que o carbono 14, explicou Chris Stringer, pesquisador sênior do Museu de História Natural Britânico. "A ciência avança e a tecnologia também". Stringer, que não esteve envolvido com o estudo, afirmou que as novas técnicas podem ser aplicadas em outros sítios espanhóis. "Enquanto isso não for feito, haverá uma grande interrogação sobre a possibilidade de sobrevivência tardia dos neandertais na região".

Vale lembrar que só foram analisadas ossos de dois dos 11 sítios neandertais conhecidos no país, assim, se as ossadas dos outros lugares também se mostrarem mais antigas, o encontro entre neandertais e humanos modernos teria acontecido muito antes do que se imaginava.

"Provas da Grã-Bretanha, Bélgica, França, Alemanha e Itália todas apontam para uma presença de seres humanos modernos antes de 40 mil anos atrás," explicou Stringer. "A nova cronologia sugere que qualquer interação entre os últimos neandertais e os primeiros homens modernos também vai ser adiantada para antes de 40 mil anos atrás".