A data de hoje (5) é marcada pelo Dia Mundial da Internet Segura e para comemorar a dia a Polícia Federal iniciou um trabalho de orientação destinados a pais e filhos para utilizar de modo correto a internet. Sabemos que muitos pais não imaginam quais riscos as crianças correm ao acessar a web, revelando dados pessoais e informações que podem ser usadas de modo impróprio por pessoas de má índole.

O trabalho da Polícia irá levar palestras a escolas da rede pública e particular, bem como distribuir cartilhas com orientações sobre como se prevenir de ataques na web e também de como usar a internet com segurança. "As informações devem ser limitadas ao máximo. Quanto mais informações sobre a vida pessoal, mais munição para os criminosos. Os pais devem ter um conhecimento básico de informática para poder orientar as crianças e ficar alerta também para a pedofilia, ciber-crime que mais preocupa", explica Giovani Santoro, assessor da Polícia Federal.

Segundo Santoro, as redes sociais costumam ser os principais meios para que os criminosos encontrem suas vítimas. A partir disso, ele orienta as pessoas que costumam colocar muitas informações pessoais na rede. "Eles procuram conhecer os dados das pessoas para traçar estratégias de ataque", afirma Giovani.

No decorrer do ano a Polícia irá ministrar palestras educativas. Aos interessados, podem entrar em contato com agentes federais para obter mais informações através do número (81) 2137-4076.

Preocupados com a segurança da internet, nós do Oficina da Net elaboramos artigos sobre o assunto. Confira:

https://www.oficinadanet.com.br/artigo/1853/seguranca_no_uso_da_internet

https://www.oficinadanet.com.br/artigo/seguranca/quais-os-perigos-que-a-internet-oferece

https://www.oficinadanet.com.br/artigo/seguranca/como-saber-se-um-site-e-seguro-para-navegar

https://www.oficinadanet.com.br/artigo/2124/seguranca_familiar_na_internet

https://www.oficinadanet.com.br/artigo/seguranca/crianca-e-internet-que-cuidados-devemos-ter