O astronauta de 83 anos de idade, Buzz Aldrin, segundo homem a pisar na Lua, palestrou na Campus Party nesta terça-feira para uma plateia cheia. O principal ponto abordado foi que ele deseja que o homem explore Marte até 2040. Ele foi inspiração para o personagem Buzz Lightyear, dos filmes animados Toy Story produzido pela Pixar.

Antes de começar a sua palestra, Buzz comentou sobre o andamento atual do programa espacial da NASA, como o uso de tecnologias das missões lunares para benefícios para a Terra, e também a possível modificação do solo de outros planetas através da força humana.

A palestra começou misturando a história pessoal do astronauta, que foi militar e serviu como piloto em guerras, com a evolução da "corrida espacial" em si. Buzz também contou que, ao conseguir seu doutorado no MIT, apresentou como tese que aproveitava sua experiência como piloto de guerra para navegação espacial.

Buzz comentou que grande parte do sucesso da NASA se deve ao ex-presidente John F. Kennedy que era incitador de missões espaciais. 

Ao resumir sua biografia, misturando passagens históricas da corrida espacial que marcaram a Guerra Fria, Buzz brincou sobre o fato de ter sido o segundo homem a pisar na Lua, logo depois de Neil Armstrong, morto no ano passado. "Armstrong era o comandante da missão, e líderes devem ficar na frente de seus homens. Mas ele também era o mais próximo da porta de saída. Vocês decidem."

No fim de sua apresentação, Aldrin comentou que há uma preocupação muito grande das agências espaciais na preservação de astros e planetas. Mesmo com uma possível sensação de que como são locais "de ninguém", teoricamente não há leis sobre qualquer abuso de Marte, Lua ou qualquer outro local fora da nossa Terra.

Foto: Baguete