Hoje em dia verifico no mercado, o lançamento de muitos aplicativos considerados "produtos inovadores" que, ao longo do tempo, tendem a cair no esquecimento dos usuários. O motivo da falha desses aplicativos criados por web designers ou profissionais liberais, e o conseqüente consumo dos seus recursos se dão por que estes profissionais ficam tão "apaixonados pelo sonho de seus projetos" que não entendem o quanto tempo é necessário para se obter sucesso em determinado trabalho ou projeto. Apesar da dificuldade de lançamento de um aplicativo, alguns sinais de erro podem ser logo identificados, como:

  1. Não identificar a necessidade do mercado;
  2. Desenvolver o projeto sem um planejamento;
  3. Desenvolver o projeto com um profissional de TI sem um contrato;
  4. Deixar somente pessoas próximas acessar o protótipo;
  5. Não ouvir o feedback deste convidado;
  6. Lançar o projeto;
  7. Não publicar em revistas especializadas;
  8. Planejar receitas provindas do projeto para o seu sustento.

A maioria dos projetos falha no momento em que seus criadores não sabem como vendê-lo. E a razão para isto é que além da paixão que move a ideia do projeto, a falta de tempo não os permite comercializá-lo de forma adequada. Claro, você pode ter sorte e, em um passe de mágica, o aplicativo crescer de tal forma que surpreenda qualquer um. Mas a verdade e a realidade nem sempre é essa. Os aplicativos precisam de tempo e esforço para que se tornem um sucesso. O que fazer agora?

Para construir uma aplicação web de sucesso é preciso tempo, paixão e mais tempo para que seja bem-sucedido. Sendo assim, seguem minhas sugestões para evitar o declínio e queda de seu projeto:

1.Marketing: Arranje tempo!

Planeje pelo menos dois dias por semana para atuar plenamente no Marketing. Estou falando em 16 horas contínuas de trabalho, no mínimo. Como fazer isso se você tem clientes batendo em sua porta para atualização e mudanças todos os dias da semana? A recomendação nem sempre na prática pode acontecer, porém é necessária para que você possa tornar o seu trabalho um sucesso. Neste caso, poupe recursos para que consiga utilizar esse tempo sem a necessidade de precisar de dinheiro para o seu dia-a-dia após o lançamento. Tenha em mente a falta de recursos extras para o seu sustento durante este período.

Caso seja impossível disponibilizar seu tempo para o Marketing você precisará contratar alguém que possa fazer isso por você. Lembrando que neste momento você não terá a paixão e a compreensão do aplicativo, haja vista que o profissional de marketing irá focar o produto comercialmente.

2. Ouça conselhos, opiniões, dicas e críticas de seus clientes.

Sempre é bom se aprofundar no assunto e ouvir dicas de outros profissionais sobre o seu produto. Pesquise, leia e tente sempre oferecer o melhor.

3. Crie canais de comunicação

Com uma melhor interação com o seu cliente, você poderá aprimorar seu produto. Nas redes sociais, blogs e helpdesk's poderão ser oferecidos dicas, opiniões e conselhos para os usuários usufruírem bem de seu aplicativo.

4. Invista em Publicidade.

Somente a construção de comunidades em torno do produto não é suficiente para divulgá-lo. Certamente você terá algum retorno, mas não é o que necessitamos para explodí-lo. Se estiver indo para este caminho, o importante é você acompanhar a eficácia de seus anúncios, com os seguintes focos:

  • Taxas de conversão em cliques;
  • Porcentagem de cliques;
  • Que palavras-chave estão dando um maior resultado para você;
  • Revise seus anúncios constantemente;

Para um melhor resultado nas palavras-chave podemos usar a ferramenta Google Insights, conforme abordamos na matéria Iniciar um projeto web de qualidade. Já no quesito conteúdo, faça testes com o Google Website Optimizer em suas páginas. O mais importante conselho sobre o sucesso de um aplicativo é a quantidade de tempo destinado para o Marketing depois do seu lançamento, e um plano para fazer isso acontecer. Pode levar algum tempo, então seja persistente e esteja preparado!