A grande questão dos dias atuais é o porque de alguém começar um projeto na web, seja ele um site ou um blog sem a devida qualidade. Hoje não existe um espaço para apresentação de sua empresa ou de você que seja visivelmente amador. Não se engane apesar da facilidade da internet com todos os seus recursos, um pouco de conhecimento e é claro muito trabalho são importantes para que um projeto decole. Neste momento colocaremos algumas pautas para que você agregue um pouco deste conhecimento e consiga fazer seu projeto ser bem sucedido na web.

Pesquise e invista na palavra certa

Apesar de estar no ar desde 2008, muitos ainda não conhecem uma ferramenta de grande importância para ajudar a vida de quem trabalha com o SEO ela se chama Google Insights com ela você pode comparar padrões de volume, de pesquisa por regiões, categorias e períodos específicos através de um conjunto de estatísticas baseado no banco de dados do Google.

Google Insights pode ser usado de várias formas com o objetivo de saber o que as pessoas pesquisam, em que parte do mundo e quais pesquisas possui crescimento. Este recurso pode ser feito através também de pesquisas genéricas de categorias ou ainda de pesquisas mais especificas com palavra chaves. Quando clicada a palavra que encontra-se nas pesquisas recentes, é apresentada novas sugestões, obtendo neste caso idéias ainda mais detalhadas.

Compare os termos de pesquisa

Nesta pesquisa comparamos dois termos que digitamos no local demarcado com as seguintes palavras "moda" e "moda feminina", onde estabelecemos os filtros por localidade "Brasil" e o período de tempo "últimos 12 meses". No exemplo acima poderíamos estabelecer ainda a sub-região e as categorias, afinando ainda mais nossa busca.

Analisando os resultados

Verificando as palavras no gráfico percebemos que o termo "Moda" possui uma maior relevância do que o termo "Moda Feminina", ou seja, quando determinar as palavras chaves para o seu website, certamente a primeira opção obteria mais visitas. Lembrando que, nunca exceda a quantidade de caracteres dos seguintes ítens de seu site, são eles:

  • Meta Keywords - 200
  • Meta Description - 250 (sem esquecer que o snippet do Google cortará a sua descrição no caracter 152).
  • Título - 90 (novamente o corte do Google será no caracter 63).

Regionalizando o resultado

A média de quantidade de busca de cada termo também é regionalizada em números e mapa, colocando-os por estado.

 

Termos de pesquisa

A ferramenta disponibiliza também uma área de grande importância determinada pela imagem acima com termos relevantes e em comum à sua pesquisa. Estas dicas poderão ajudar a inserção de novas palavras em seu projeto. Percebemos que a ferramenta que o Google nos disponibiliza é poderosa e com recursos extremamente úteis para ajudar na otimização do seu site. Então, aproveite mais essa ferramenta que é totalmente gratuita.

Autor: Mauricio Mello | Cargo: Diretor de Novos Negócios | Empresa: Proevo Soluções em TI

Envie seu artigo também e colabore com o site