Os desenvolvedores convidados do programa Explorer terão durante dois dias uma maratona de criação de aplicativos para o Google Glass. O Google estará com funcionários disponíveis para esclarecer dúvidas e auxiliar em qualquer problema, além de apresentar as características técnicas do Glass e o Mirror (interface de programação de aplicativos), que permite que os desenvolvedores criem Apps para o dispositivo.

O dispositivo pode ser descrito simplificadamente como um óculos de tela acima do campo de visão (não ocupa todo o campo de visão). Nesta tela, o seu utilizador pode ver mapas, opções de música, previsão do tempo, além de efetuar chamadas de vídeo ou fotos, com acesso rápido à internet. A lente possui uma tecnologia de foco, que permite ao utilizador ler o conteúdo sem se atrapalhar ao caminhar, garantindo maior comodidade e segurança para quem estiver de posse do Glass.

O projeto foi desenvolvido pelo escritório Google X, e encabeçado pelo co-fundador do Google e atual presidente de tecnologia do Google, Sergey Brin. Até a sua divulgação em abril de 2012, era um projeto altamente secreto.

Agora, pronto para entrar no mercado, o Google busca criar os aplicativos para a plataforma. Os óculos são equipados por sistema Android e causam curiosidade pela experiência inovadora. Veja o vídeo a seguir e desfrute dos recursos do Google Glass:

Na época do lançamento, o Google anunciou a venda do dispositivo para desenvolvedores interessados em produzir aplicativos para ele por US$1.500 (R$ 3,1 mil), porém o valor e a data de lançamento para usuários comuns ainda não foi divulgado.

Na noite de terça-feira, o Google publicou outro um vídeo (inglês) explicando mais sobre o Glass, API Mirror, e introduzindo a equipe de relações com os desenvolvedores, que inclui Sarah Preço, gerente do Google Glass community, Jenny Murphy, engenheira de programas do Glass, e Timothy Jordan, advogado do programa Glass.

Vídeo incorporado do YouTube