Começa nessa terça-feira (8) até sexta-feira (11) a Consumer Electronics Show 2013, maior feira de tecnologia do mundo. Realizada no Las Vegas Convention Center, em Las Vegas (EUA), a feira indica o rumo e as tendências que as empresas de eletrônicos devem tomar esse ano. A feira deverá receber mais de 3 mil expositores, entre eles grandes nomes como Samsung, Sony e LG. O grande desfalque fica por conta da Microsoft, que não participa pela primeira vez desde 1999. Assim, não será responsável pelo keynote de abertura da feira. A responsabilidade ficará com a Qualcomm, principal fabricante de chips para celulares, mas ainda sem um nome conhecido pelos usuários.

Os números realmente impressionam. Além de esperar os 3 mil expositores, são aguardados também mais de 150 mil visitantes nos quatro dias de feira, além de receber mais de 20 mil produtos.

TVs Ultra HD

Por falar em números, não são somente em questão de público que eles chamam atenção. Isso porque a grande tendência da feira são as TVs com resolução Ultra HD. A novidade está no número de pixels, que dobrou em ambas as direções, passando para 3840 x 2160. A Ultra HDTV tem quatro vezes mais pixels que uma TV com sinal de 1080p. Alguns especialistas afirmam que 1080p já são mais do que suficientes para exibir imagens em alta definição, então aumentar os pixels não faria uma diferença muito grande. A não ser que a TV 4K fosse feita com telas gigantes, mais ou menos do tamanho de uma parede. Loucura! Por enquanto, a LG e a Sony oferecem TVs Ultra HD, com preços - segure-se na cadeira - entre R$ 40 e R$ 50 mil.

Smartphones com quatro núcleos

Com a CES 2013, o número de smartphones e tablets com processadores de quatro núcleos à venda deve crescer. Isso não é muita novidade, visto que a tendência começou na CES 2012 e no Mobile World Congress.

A grande vantagem desses chips com mais núcleos é dividir o processamento de várias tarefas em pequenas partes, executando-as mais rapidamente. Trabalhando mais rapidamente, o consumo de bateria também deve ser menor, durando mais tempo.

Phablets

Phablets são smartphones com telas maiores (display de 5 polegadas ou mais) e algumas características similares às de tablets. O Galaxy Note é um exemplo dessa tendência, assim como o Optimus Vu, da LG. Empresas chinesas, como a Huawei e a ZTE, juntamente com a Sony e a LG devem anunciar novidades desse tipo durante a feira, visto que existe uma expectativa de que as vendas desses aparelhos aumentem em grande escala nos próximos três anos.

Carros autônomos

Apesar de não estar sob grandes holofotes quanto as TVs Ultra HD e os smartphones, os carros autônomos também estarão presentes na feira. A Toyota e a Audi já confirmaram que vão apresentar seus modelos de automóveis autônomos e realizar demonstrações. A montadora japonesa já havia postado um vídeo de 5 segundos do seu protótipo, o Lexus LS 600h, movimentando-se.  Enquanto isso, a companhia alemã deve apresentar um carro não apenas com auto-condução, mas também capaz de localizar uma vaga para estacionar sem a ajuda humana.

Os carros contam com uma série de sensores e câmeras que se comunicam com GPS e inteligência artificial para poderem circular de forma segura, evitando obstáculos e colisões com outros veículos.Vale lembrar que a Google já está testando a tecnologia desde 2009, e um de seus carros já dirigiu por mais de 40 mil quilômetros sem motorista. 

Agora é ficar ligado nas novidades que a feira vai trazer ao mundo e quais os aparelhos que podem estar em nossas casas em breve (ou nem tanto...).