De acordo com as mudanças nos termos de uso do Instagram, que foram publicadas no blog oficial da companhia na segunda-feira (17), será  possível que as fotos dos usuários que são publicadas no serviço sem pagamento ou notificação do usuário sejam vendidas.  A nova política entrará em funcionamento no dia 16 de janeiro.

Assim, a partir de janeiro, o Instagram poderá vender as fotos publicadas sob dois itens que foram adicionados à nova política do serviço. No primeiro, o Instagram diz que o usuário concede uma licença de uso mundial não exclusiva, paga e livre de royalties, transferível e sublicenciável para postar o conteúdo que foi publicado.

No segundo item, o Instagram instaurou a regra: "Para nos ajudar a oferecer conteúdo interessante pago, patrocinado ou promoções, você concorda que empresas ou outras entidades podem nos pagar para exibir o seu nome, imagem, fotos (juntamente com todos os metadados associados), e/ou ações que você faz em relação ao conteúdo pago, patrocinado ou promoções, sem qualquer compensação para você".

O Instagram, no blog oficial, salientou que a nova política de privacidade ajuda o serviço a ter uma comunicação maior com o Facebook, permitindo assim, o compartilhamento de informações entre eles. "A nossa comunidade cresceu muito desde que fizemos os nossos termos de serviço originais", escreveu a companhia.

Conforme o Instagram, nada mudou em relação à propriedade das imagens e quem podem ter acesso à elas. "Os termos foram atualizados para proteger o usuário e combater spams e abusos enquanto crescemos", disse a companhia.