Fora desconsiderada uma tentativa de vários países em estabelecer uma norma mundial de gestão da Internet. Durante a conferência da ONU em Dubai, países como Estados Unidos, Reino Unido e Austrália rejeitaram as revisões propostas no tratado que governa a telefonia e o tráfego de dados internacionais.

Mesmo com esses países rejeitando o acordo, outros países assinaram nesta sexta-feira, 14 de dezembro, este tratado. Um representante da delegação sul-americana, ao qual não quis se identificar declarou que, "Causará algumas preocupações judiciais entre os países que assinaram e os que não assinaram o tratado".

Mesmo alguns países manifestarem-se contra o tratado, a ausência de um acordo torna ainda mais provável que a internet venha a funcionar de maneira muito distinta em diferentes regiões.

Os representantes dos Estados Unidos e demais países que não aceitaram o acordo, declararam que em futuros encontros internacionais continuariam a pressionar pelo que define como "modelo de múltimplos grupos de interesse", tudo isso sob a organização de alguns setores privados, que determinarão padrões e assim desempenharem papeis importantes no desenvolvimento da mídia.