Muitos usuários do Facebook já devem ter se deparado com uma mensagem em formato de texto jurídico sobre direitos autorais do Facebook e, com certeza, deve ter ficado preocupado após a leitura. Tal mensagem alerta que a rede social poderá fazer uso comercial dos dados dos seus utilizadores, bem como fotos e conteúdos postados.

Na verdade este texto é falso e não passa de mais uma corrente, garantem os advogados e porta-vozes da companhia, que foram obrigados a emitir uma nota sobre o falso texto que estava se espalhando rapidamente em todo o mundo.

A mensagem circulou em diversos idiomas e, tal comunicado, segundo especialistas, só mostra como os usuários desconhecem os direitos autorais que detêm sobre as informações postadas.

A mensagem dava conta que o Facebook havia se transformado em uma empresa de capital aberto e recomendava que os usuários postassem em seus murais o texto jurídico que assim estariam protegidos contra tentativas da rede social fazer uso de seus textos, fotos, enfim, dos dados em geral.

De acordo como próprio Facebook,  "qualquer pessoa que use o Facebook é dona dos conteúdos e das informações que publica, e as controla, tal qual especificam nossos termos de utilização. Elas controlam como essas informações e conteúdos são compartilhados". No que diz respeito a "Direitos e Responsabilidades", o Facebook diz que o usuário retém todos os direitos de propriedade intelectual do que posta, porém, ao publicá-los no seu perfil, acaba dando à rede social o direito de usar como também de exibir dentro do sistema.