Opportunity observa tempestade de poeira em Marte

Na segunda-feira (26), a Nasa informou que através do robô Opportunity, teve a oportunidade de presenciar uma tempestade de poeira no Planeta Vermelho.

Opportunity observa tempestade de poeira em Marte

Na segunda-feira (26), a Nasa informou que através do robô Opportunity, teve a oportunidade de presenciar uma tempestade de poeira no Planeta Vermelho. De acordo com a agência espacial, desde 1970 é a primeira vez que estão estudando este fenômeno na orbita e também através de uma estação meteorológica na superfície de Marte.

"Isto é agora uma tempestade de poeira regional", afirmou Rich Zurek, chefe científico para Marte do Jet Propulsion Laboratory (JPL), em Pasadena, Califórnia. "A tempestade cobre uma região bastante ampla com sua nuvem de poeira e em uma parte do planeta onde tormentas regionais no passado já provocaram tempestades de poeira globais", explicou Zurek. 

"Uma coisa que queremos entender é por que motivo algumas tempestades marcianas de poeira chegam a este tamanho e deixam de crescer, enquanto outras continuam crescendo e se transformam em globais", acrescentou Zurek.

Após algumas décadas de observação, segundo a Nasa, os especialistas chegaram a conclusão que existe um fator temporal ligado às maiores tempestades de poeiras em Marte. A mais recente delas teve início há algumas semanas com o início da primavera no hemisfério sul.

No dia 16 de novembro, a sonda Mars conseguiu detectar um aquecimento da atmosfera acima cerca de 25 quilômetros da tormenta, o que fez com que a temperatura da região aumentasse em 25º Celsius.

Através dos equipamentos meteorológicos  que estão no robô norte-americano Opportunity, em Marte desde 2004, foi possível também medir a mudança da pressão atmosférica.

Apesar do robô estar distante 1.300 quilômetros da tempestade, caso continue se expandindo, o Opportunity poderá ser afetado, já que seu funcionamento depende da energia solar. Diferente do jipe-robô Curiosity que funciona através de uma gerador nuclear.

Review Notebook ASUS Zenbook 14 UX435: Duas telas, bateria top e muito bonito

O Zenbook 14 versão UX435E, acabou de ser lançado e, sim, a ASUS já nos enviou. Testei ele pelas últimas semanas trabalhando diretamente, minha vontade de mostrar essa segunda tela era tanta, mas não podia. Olha só que animal, o touchpad vira uma tela secundária, totalmente personalizável e útil. Vem ver o que o Zenbook 14 de 2021 tem para te oferecer, o que ele traz de novidades e claro, se vale a pena pagar o preço.

Conteúdo relacionado

Vem aí! Lançamentos da Netflix de 09 a 15 de maio de 2021
Lançamentos Netflix 2021

Vem aí! Lançamentos da Netflix de 09 a 15 de maio de 2021

Confira quais são os lançamentos desta semana na Netflix! Novos filmes, novas séries e muito mais! Fique por dentro de tudo e se programe para assistir assim que disponível!

Opportunity irá receber formatação em sua unidade de memória
Tecnologia

Opportunity irá receber formatação em sua unidade de memória

A NASA informa que irá efetuar um procedimento de baixo risco no robô-sonda Opportunity; a formatação da sonda anunciada, servirá para resolver problemas graves que vem interrompendo seu trabalho com frequência em Marte.

NASA deve anunciar ainda hoje fim da missão com robô Opportunity
NASA

NASA deve anunciar ainda hoje fim da missão com robô Opportunity

A NASA revelou ainda que uma reunião deve acontecer nesta quarta-feira (13) com o chefe da agência e ainda todos os responsáveis pela missão Opportunity, que deve ser encerrada.

Nasa encontra robô Opportunity , mas continua sem comunicação
NASA

Nasa encontra robô Opportunity , mas continua sem comunicação

O Opportunity, sem os raios solares para alimentar as suas baterias, acabou entrando em estado de hibernação.

Robô da NASA bate recorde de distância percorrida em solo marciano
Internet

Robô da NASA bate recorde de distância percorrida em solo marciano

O robô Opportunity da NASA alcançou a maior distância já percorrida por um veículo fabricado pelo homem em outro planeta; ele percorreu a distância de 40 km em solo marciano.

Flagrado! Samsung Galaxy XCover 5 é visto no Geekbench
Samsung

Flagrado! Samsung Galaxy XCover 5 é visto no Geekbench

A linha do Galaxy XCover tem como principal foco oferecer durabilidade e resistência à água e poeira. O suposto novo modelo dessa linha foi flagrado em um benchmark. Confira!