Astrônomos do ESO descobrem planeta vagando solitário no espaço

De acordo com astrônomos do Observatório Europeu do Sul – ESO há no espaço um planeta vagando solitário, sem uma estrela hospedeira

Por | @oficinadanet Ciência

De acordo com astrônomos do Observatório Europeu do Sul – ESO há no espaço um planeta vagando solitário, sem uma estrela hospedeira. Conforme divulgação de imagens, este seria um planeta errante, o mais próximo do sistema solar, a uma distância de 100 anos luz.

Mas o que são planetas errantes? Bom, são planetas ou astros que vagam no espaço sem uma companhia de uma estrela hospedeira. Esse não é o primeiro caso a ser detectado, outros já aconteceram, mas devido a sua idade não foram possíveis saber se eram planetas ou anãs marrons, ou seja, estrela sem luz que não conseguiram ter o tamanho suficiente para brilhar.

Tais astrônomos ainda descobriram que um objeto denominado CFBDSIR2149 que provavelmente faz parte de um grupo de estrelas próximas conhecidas como Associação Estelar AB Doradus, possa ter ligação com o novo corpo celeste, sendo assim vital para eles conseguirem calcular a idade do objeto recém descoberto.

Vale lembrar que essa é a primeira vez que um corpo celeste errante de massa planetária é encontrado e identificado como fazendo parte de um grupo estelar em movimento.

Mais sobre: planeta, eso, vagando
Share Tweet
DESTAQUESRecomendado
Mais compartilhados
Comentários