Ter um site não pode ser considerado que a marca tem uma presença digital, afinal, o site é uma obrigação das marcas hoje. Digo isso, pois sempre defendo que o site é o "Porto seguro" para o consumidor, afinal, somos impactados por diversas mídias, mas para saber mais sobre uma marca ou produto, o consumidor busca primeiro o site para depois ir ao ponto de venda. Estamos falando do neoconsumidor ou que eu chamo de e-consumidor nao apenas aquele que compra online, mas que baseia suas pesquisas também no online.

Quando entendemos que esse consumidor pesquisa no online, quando recebemos estudos que mostram que o brasileiro é o povo que mais pesquisa na web antes de efetuar uma compra, quando olhamos para as redes e vemos que 90% dos internautas estão presentes em pelo menos uma delas, sendo que 61 milhões de pessoas já estão no Facebook, começamos a perceber que ter um site é de extrema importância, mas não é a presença digital da marca.

Estar nas redes é outro ponto a se discutir. Estar por estar, melhor nem entrar. Frustar o consumidor é perdê-lo, por isso é preciso se preocupar em se relacionar com ele nas redes. Abrir uma Fan Page e jogar conteúdo nela, é simples e qualquer um faz, não precisa ser nenhum gênio do marketing digital. Gerar vendas, entender comportamentos, saber usar as redes como diferencial competitivo é trabalho, desculpem, para quem sabe o que é marketing digital. Mas ter uma Fan Page, perfil no Twitter e fotos no Pinterest também não é ter um trabalho de presença digital.

Interessante enfatizar isso pois Redes Sociais, infelizmente, virou moda. Todos querem estar, mas poucos sabem estar! Recentemente vi Fan Pages de empresas que sao fechadas. Eu quero me relacionar e você fecha as portas para mim? Estranho...

Mas o que seria um trabalho de presença digital? Bom, se as pessoas pesquisam antes de comprar e 95% dos internautas usam o Google no Brasil, qual o primeiro lugar onde a marca tem que estar bem posicionada? Usa-se a rede de afiliados do Google? Entende-se as palavras-chave mais relevantes no site para ajudar na estratégia das campanhas do Google?

Temos 280 milhões de celulares no Brasil, acredito que 90% devam acessar a internet. Como está o seu site para essa linguagem mobile? Há aplicativos para Android? Só pensar no iPhone é limitar muito o potencial de impacto junto ao consumidor, afinal, não temos mais do que 12 milhões de iPhones no Brasil.

Serão vendidos mais de 5 milhões de tablets em 2012, seu site abre no iPad? Ele usa os recursos do iPad? Sua revista digital tem interatividade? Estou usando o iPad como exemplo por ser o principal, mas o mercado tem diversos outros players.

Segundo uma pesquisa, 80 milhões de pessoas lêem blogs mensalmente no Brasil. A marca tem blog? Gera conteúdo relevante ou copia o site? Traz depoimentos? Traz entrevistas? Posta vídeos?

Um único portal possui 8 milhões de visitas únicas por dia, no Brasil temos 7 portais com essa audiência. Como está a campanha de midia online da marca? Usa recursos como Behaviour Targeting ou Remarmeting?

Mais de 40 milhões de pessoas jogam social games. O Brasil é um dos 5 países que mais consomem games no mundo. Mulheres de 30 a 40 anos, classe C, são as que mais jogam social games. O que a marca está fazendo nesse sentido? Até a Amazon lançou seu social game!

Há ações de Brand Content? Criou-se ações com fotos e vídeos para Instagram e Pinterest? Como estão as ações de email marketing e newsletter? Já usou realidade aumentada? O site tem programas de parceria e afiliados?

Pois é, ter um site e estar nas Redes são importantes, mas não é presença digital e a marca pode perder importantes impactos pois o consumidor tem a sua presença digital, ele está em diversos canais e plataformas. As marcas não tem que apenas estar, mas saber estar!!