A Pepsi está lançando no mercado japonês nesta terça-feira, 13 de novembro, um refrigerante que absorve a gordura, pelo menos é o que promete a empresa de refrigerante. Denominado de Pepsi Special, o produto possui uma substância chamada dextrina, que age como um bloqueador de gordura.

De acordo com o jornal Daily Mail, os estudos realizados em ratos de laboratório revelaram que o refrigerante limitou a absorção de gordura pelo corpo, sendo que reduziu os níveis de colesterol dos roedores. A bebida chega ao mercado para competir com outras como o Beautific Oenobiol da Coca-Cola ou com a versão natural da Sprite, que é adoçada com Stevia.

Sem datas para chegar aos Estados Unidos, Europa e Brasil, se chegar, a Pepsi promete em breve lançar outras novidades, bem como a Pepsi White, sabor tangerina, que mistura iogurte e refrigerante. O novo produto da marca deverá começar a ser vendida no Japão já para o próximo Natal, com garrafas que possuem imagens alusivas a data. 

Refrigerante e saúde

Segundo o colunista do El País, Mikel López Iturriaga, esse tipo de bebida é por excelência um produto de características nutricionais absurdas: não apresentam nenhum benefício ao corpo, são altamente calóricos e possuem produtos químicos que, mesmo sem serem necessariamente nocivos, são desnecessários para o organismo. No caso das versões diet, o açúcar é substituído por adoçantes de baixa caloria, mas que podem estimular o cérebro a ter vontade de consumir doces e alimentos engordativos. É claro que não tem problema tomar um refrigerante de vez em quando, porém, o mais indicado é recorrer à água ou suco de frutas natural. 

De acordo com o Departamento de Saúde da Cidade de Nova York, um refrigerante por dia pode fazer você engordar 4 kg em um ano e meio. Por isso, a cidade declarou guerra a esse tipo de produto, chegando a proibir a comercialização de embalagens com mais de 500 ml. "Que absurdo, porque você compra dois e é isso", muitos disseram. Sim, mas dessa forma você está ciente de que você está tomando o dobro da quantidade recomendada para uma pessoa. Sem mencionar que o aumento da obesidade nos Estados Unidos é cada vez mais relacionado com o tamanho das porções.

A Pepsi Special surge nesse contexto oferecendo o sonho de comer um hambúrguer com bacon tranquilo e sem culpa. Porém, ao impedir a absorção de gordura, o líquido também bloqueia algumas gorduras essenciais para o bom funcionamento do corpo. Além disso, o produto também não elimina outras questões relacionadas ao refrigerante, como as altas doses de adoçantes e capacidade de causar vício no consumidor.