De acordo com uma pesquisa publicada pela empresa de análise de mercado Gfk nesta quarta-feira (7), os smartphones com telas maiores (entre 3 e 4 polegadas) tiveram um crescimento de 12 pontos percentuais na participação de mercado no Brasil, levando em consideração o período analisado, entre janeiro de 2011 e janeiro de 2012.

"A queda de preço dos aparelhos com o aumento da oferta colaborou no crescimento das vendas", disse Cláudia Bindo, gerente da divisão de telecom da consultoria Gfk.

Conforme a Gfk, os aparelhos de telas grandes contam com 67% do mercado brasileiro, no ano anterior, era de apenas 55%. Assim, os smartphones com telas de 4 polegadas ou mais, registraram um crescimento notório, passaram de 7% em 2011, para 13% em 2012. Os aparelhos com telas de tamanho inferior, por sua vez, tiveram uma redução na participação de mercado.

Apesar do crescimento, o Brasil ainda está atrás dos mercados da Europa Ocidental e também da Rússia, que contam com 28% e 18%, respectivamente, de participação. Vale lembrar que a média mundial é de 29%.

No entanto, o que ainda domina o mercado brasileiro é realmente os celulares mais comuns, com 76% de participação, conforme os dados da Gfk. No ano anterior ao da pesquisa, os celulares convencionais tinham 84% do mercado contra 16% dos smartphones. "O desafio do mercado é fazer o consumidor migrar para os smartphones", diz a analista.