Na última terça-feira (30), o Google disponibilizou uma atualização para o seu aplicativo de pesquisa, que realiza buscas no sistema iOS da Apple. Agora é possível reconhecer uma palavra em português, apenas não está disponibilizado pela assistente virtual que acompanha o sistema, a Siri.

"Na última versão do app Pesquisa para iOS e Android, você pode não só dizer sua pergunta, como também usar o programa para que ele lhe responda. Usando o Gráfico de Conhecimento do Google, sua busca retorna com melhores respostas", diz o comunicado oficial da companhia.

Assim, pesquisas sobre endereços, mapas de um determinado local, resultados de jogos e também a previsão do tempo, podem ser integralmente consultados na língua portuguesa.

Os nomes em português podem ser encontrados de forma rápida e precisa. Apesar do aplicativo reconhecer palavras em português desde a sua versão 2.0, a função era muito fraca.

No ano de 2002 a Apple lançou o Siri e tornou o seu sistema poliglota, adicionado o espanhol, italiano e também mandarim para as interpretações, como também criar um discurso. No entanto, a Apple não informou quando irá incluir o português em seu sistema.