Robô Curiosity encontrou minerais em Marte parecidos com os de vulcões do Havai

Amostras de solo de Marte foram analisadas pelo robô curiosity e mostraram conter feldspato, piroxenas e olivina, minerais que são encontrados nas proximidades de vulcões.

Por | @nmuller99 Ciência

Os cientistas resposáveis pelo Curiosity divulgaram ontem (terça-feira) que as pesquisas mostraram que o solo de Marte se parece muito com o solo das proximidades do vulcão havaiano Mauna Kea. Foram encontrados três minerais, feldspato, piroxenas e olivina, que são associados a vulcões.

"Nossa equipe está muito entusiasmada com esses primeiros resultados", disse o cientista David Blake. A descoberta anunciada nesta terça-feira é o passo mais recente na tentativa de verificar se o planeta do Sistema Solar mais parecido com a Terra pode ter abrigado e preservado vida.

As pesquisas do Curiosity, que chegou a Marte no dia 6 de agosto, e vem realizando uma série de pesquisas utilizando os 10 equipamentos que transporta. Um dos instrumentos mais importantes no trabalho do jipe-robô é o Dinâmico de Nêutrons Albedo (DAN), contribuição da Rússia para o projeto e que pode determinar a possibilidade de existência de água a até 50 cm de profundidade do solo marciano.

Mais sobre: curiosity, ciência, marte
Share Tweet
DESTAQUESMais compartilhados
Comentários