Robô Curiosity encontrou minerais em Marte parecidos com os de vulcões do Havai

Amostras de solo de Marte foram analisadas pelo robô curiosity e mostraram conter feldspato, piroxenas e olivina, minerais que são encontrados nas proximidades de vulcões.

Por Ciência Pular para comentários
Robô Curiosity encontrou minerais em Marte parecidos com os de vulcões do Havai

Os cientistas resposáveis pelo Curiosity divulgaram ontem (terça-feira) que as pesquisas mostraram que o solo de Marte se parece muito com o solo das proximidades do vulcão havaiano Mauna Kea. Foram encontrados três minerais, feldspato, piroxenas e olivina, que são associados a vulcões.

"Nossa equipe está muito entusiasmada com esses primeiros resultados", disse o cientista David Blake. A descoberta anunciada nesta terça-feira é o passo mais recente na tentativa de verificar se o planeta do Sistema Solar mais parecido com a Terra pode ter abrigado e preservado vida.

As pesquisas do Curiosity, que chegou a Marte no dia 6 de agosto, e vem realizando uma série de pesquisas utilizando os 10 equipamentos que transporta. Um dos instrumentos mais importantes no trabalho do jipe-robô é o Dinâmico de Nêutrons Albedo (DAN), contribuição da Rússia para o projeto e que pode determinar a possibilidade de existência de água a até 50 cm de profundidade do solo marciano.

Compartilhe com seus amigos:
Mais sobre: curiosity, ciência, marte
Nicolas Muller
Nicolas Muller Fundador do Oficina da Net, trabalha com internet desde 2004. Entusiasta de tecnologia, hoje coordena a redação do site, responsável pela análises de smartphones. Foi programador por 10 anos e agora jornalista por profissão.
FACEBOOK // INSTAGRAM: @nmuller99 // TWITTER: @nmuller99
Quer conversar com o(a) Nicolas, comente:
Carregar comentários
Últimas notícias de Ciência