Lua pode ter sido formada da Terra

Cientistas de Harvard apresentaram uma nova teoria sobre o surgimento da Lua. Assim, eles acreditam que o satélite já tenha feito parte da Terra e que acabou se separando após uma grande colisão com outro corpo

Por Ciência Pular para comentários
Lua pode ter sido formada da Terra

Cientistas de Harvard apresentaram uma  nova teoria sobre o surgimento da Lua. Assim, eles acreditam que o satélite já tenha feito parte da Terra e que acabou se separando após uma grande colisão com outro corpo.

Veja artigos e notícias sobre ciência

O trabalho foi publicado na última quarta-feira na revista "Science", na qual Sarah Stewart e Matija Cuk explicam o sentido da sua teoria. Os cientistas dizem que tal fenômeno explicaria o por que da composição  química muito semelhante entre Lua e Terra.

"Uma colisão com muita energia pode ter derretido o corpo causador do impacto, e a maioria do seu material pode ter permanecido na Terra", sugerem os cientistas no estudo.

A Terra costumava  girar muito mais rápido quando a Lua foi formada, e o dia durava no máximo  três horas. Assim, com a rotação muito veloz da Terra, um impacto muito forte poderia ter lançado material para formar o que hoje conhecemos como Lua.

A teoria das cientistas explica também que a Terra atingiu sua atual velocidade de rotação através da interação gravitacional entre a sua órbita em torno no Sol e também sobre a órbita da Lua em torno a Terra.

A cientista Sarah  Stewart é professora de ciências da Terra e planetárias em Harvard, e Matija Cuk é astrônomo e investigador do Instituto Seti, ao qual apoia pesquisas na busca de vida extraterrestre. 

Mais sobre: formada, Terra
Compartilhe com seus amigos:
Quer conversar com o(a) Redação, comente:
Carregar comentários
Últimas notícias