A Agência Espacial dos Estados Unidos (NASA), disse, pela primeira vez, que o robô enviado ao Planeta Vermelho, o Curiosity possui falhas. De acordo com a BBC, um dos sensores de vento do robô está danificado, para tanto, os técnicos afirmaram que este fato não impedirá de que o Curiosity siga sua missão e que não consiga medir as condições atmosféricas de Marte.

O instrumento Dinâmico de Nêutrons Albedo (DAN), uma contribuição russa para a missão do jipe-robô, começou a funcionar no último dia 17. Este equipamento tem a função de procurar água em Marte, podendo inclusive, fazer buscas subterrâneas, tendo acesso a 50 centímetros abaixo da terra.

A NASA não tem intenção de finalizar a sua missão com o Curiosity, mesmo com um aparelho quebrado. Nesta quarta-feira, dia 22, está previsto o primeiro passeio do jipe sobre as rochas de bilhões de anos do Planeta Vermelho. Com isso, os cientistas irão avaliar se o problema poderá comprometer os próximos trabalhos.

 

A falha pode ter ocorrido durante ou mesmo após a descida do robô, quando pedras podem ter atingido o sensor, que é muito delicado, acredita o cientista Ashwin Vasavada.