Bill Gates e sua esposa Melinda Gates, considerado um dos casais mais ricos do globo, mantêm uma das maiores instituições de filantropia no mundo. Sendo que um dos objetivos é combater as doenças e a miséria na África. Como sabemos, grande parte da disseminação de doenças é através do esgoto não tratado, o que acontece muito em países miseráveis.

Pensando em tudo isso, Bill Gates lançou um concurso: Ele iria premiar em US$ 100 mil dólares os inventores de banheiros mais ecológicos.  Esse, que deveria  gastar menos água como também evitar contaminações através dos dejetos humanos.

Várias universidades trouxeram projetos bastante interessantes mas, o que realmente chamou a atenção pela sua funcionalidade foi o da Caltech, dos Estados Unidos, que acabou levando o prêmio.  O projeto que venceu o concurso conta com o seguinte sistema: os materiais sólidos são levados ao fundo das estruturas e os líquidos ficam armazenados até alcançar um nível já pré-estabelecido.

Quando o nível for alcançado, um reator eletroquímico usa a energia solar e faz uma reação, na qual oxida o cloreto  da urina e também elimina os micro-organismos.  A água que foi tratada pelo sistema acaba sendo utilizada na mesma privada, isto é, ela é jogada na próxima descarga com desinfetantes.  A parte sólida acaba sendo transformada em gás propano, que poderá ser usado inclusive para cozinhar.