Oficina da Net Logo

Caso entre Apple e Samsung agita os tribunais

O início do julgamento na corte federal de San Jose, uma cidade da Califórnia, foi marcado por vários e-mail e documentos que comprometem ambas companhias. A briga entre as gigantes deverá durar meses, e tudo isso gira em torno de algumas patentes de smartphones e tablets

Por | @oficinadanet Negócios Pular para comentários

O início do julgamento na corte federal de San Jose, uma cidade da Califórnia, foi marcado por vários e-mail e documentos que comprometem ambas companhias. A briga entre as gigantes deverá durar meses, e tudo isso gira em torno de algumas patentes de smartphones e tablets.

A empresa da maçã está solicitando indenização de US$ 2,5 bilhões, já que, de acordo com o advogado da Apple Harold McElhinny, a Samsung já teria comercializado nos Estados Unidos 22 milhões de produtos “usando nossa propriedade intelectual.”

A companhia coreana, por sua vez, nega as acusações e ainda acusa a Apple de ter copiado um celular da Sony ao lançar o seu iPhone, acusando ainda de ter infringido patentes de tecnologia móvel. Vale lembrar que no trimestre passado a Samsung vendeu três vezes mais smartphones que a própria Apple.

A Apple e a Samsung acumulam cerca de 50 processos espalhados em dez países desde o ano passado.  Em Londres, por exemplo, um juiz deu sentença favorável a Samsung. Alegando que os produtos da Samsung  não são “tão cool” como os da Apple. Leia em destaque: Tá pensando em viajar? A grana tá curta? Veja essa dica.

“Os consumidores não precisam se preocupar pois as empresas têm dinheiro para pagar os litígios sem afetar os preços de seus produtos", disse à Folha o especialista em propriedade intelectual Florian Mueller, autor do blog especializado Foss Patents.

Ontem o advogado da Apple mostrou alguns documentos que circulavam pela Samsung após o lançamento do iPhone pela Apple, no ano de 2007, ao qual dizia que era “fácil de copiar.” “É mais fácil copiar do que inovar. A Apple já tinha arriscado", disse o advogado.

A Samsung também não deixou por menos e apresentou e-mails da Apple, inclusive um enviado a Jonathan Ive, designer da Apple, e também ao próprio Steve Jobs, dizendo que os celulares deveriam ser “parecidos com os da Sony.”

"A Apple não inventou o design", disse o advogado da Samsung, Charles Verhoeven, referindo-se a iPhones e a iPads. "Isto é desenvolvimento de tecnologia para o que as pessoas queriam. Toda a indústria foi nesta direção. É competição, não cópia ou violação."

Você tem Telegram? Então inscreva-se grátis aqui no canal do Oficina da Net e recebe todas as notícias pelo mensageiro.

MAIS SOBRE: #Apple  #Samsung  #briga  #patentes
Comentários
Carregar comentários