O início do julgamento na corte federal de San Jose, uma cidade da Califórnia, foi marcado por vários e-mail e documentos que comprometem ambas companhias. A briga entre as gigantes deverá durar meses, e tudo isso gira em torno de algumas patentes de smartphones e tablets.

A empresa da maçã está solicitando indenização de US$ 2,5 bilhões, já que, de acordo com o advogado da Apple Harold McElhinny, a Samsung já teria comercializado nos Estados Unidos 22 milhões de produtos "usando nossa propriedade intelectual."

A companhia coreana, por sua vez, nega as acusações e ainda acusa a Apple de ter copiado um celular da Sony ao lançar o seu iPhone, acusando ainda de ter infringido patentes de tecnologia móvel. Vale lembrar que no trimestre passado a Samsung vendeu três vezes mais smartphones que a própria Apple.

A Apple e a Samsung acumulam cerca de 50 processos espalhados em dez países desde o ano passado.  Em Londres, por exemplo, um juiz deu sentença favorável a Samsung. Alegando que os produtos da Samsung  não são "tão cool" como os da Apple.

"Os consumidores não precisam se preocupar pois as empresas têm dinheiro para pagar os litígios sem afetar os preços de seus produtos", disse à Folha o especialista em propriedade intelectual Florian Mueller, autor do blog especializado Foss Patents.

Ontem o advogado da Apple mostrou alguns documentos que circulavam pela Samsung após o lançamento do iPhone pela Apple, no ano de 2007, ao qual dizia que era "fácil de copiar." "É mais fácil copiar do que inovar. A Apple já tinha arriscado", disse o advogado.

A Samsung também não deixou por menos e apresentou e-mails da Apple, inclusive um enviado a Jonathan Ive, designer da Apple, e também ao próprio Steve Jobs, dizendo que os celulares deveriam ser "parecidos com os da Sony."

"A Apple não inventou o design", disse o advogado da Samsung, Charles Verhoeven, referindo-se a iPhones e a iPads. "Isto é desenvolvimento de tecnologia para o que as pessoas queriam. Toda a indústria foi nesta direção. É competição, não cópia ou violação."