Foi captado por um satélite da NASA o desprendimento de um enorme iceberg de uma das geleiras na Groenlândia; de acordo com as imagens divulgadas nesta última quarta-feira, 18 de julho, o bloco de gelo tem aproximadamente o dobro do tamanho da ilha de Manhattan, nos Estados Unidos.

O enorme iceberg se desprendeu da geleira Petermann, na costa noroeste da Groenlândia. Esse não foi um dos primeiros blocos gigantes a se desprender da geleira; outro bloco com o dobro do tamanho já havia se soltado da mesma geleira em 2010.

Conforme a própria NASA, a rachadura na geleira já era possível ser vista desde 2001 e nesta última terça-feira 17 de julho, acabou se rompendo de vez.  De acordo com o Oceanógrafo Andreas Muenchow, da Universidade de Delaware, a maior parte do desprendimento dos icebergs ocorre a 600 metros de profundidade, onde a água sempre é mais quente do que na superfície.

Em seu blog, icyseas.org., Andreas explica que, "Mas, ao contrário do que se poderia pensar, a perda desses blocos de gelo não terão muito efeito direto nos níveis do oceano, já que a plataforma de gelo flutuante entre 100 e 150 metros de espessura se encontra em águas oceânicas próximas do ponto de congelamento".

Para completar, Andreas ainda disse que: "As águas do Atlântico que estão derretendo a geleira parecem estar mais quentes, segundo registros realizados até o ano de 2003".