Com a colaboração do telescópio espacial Hubble, astrônomos descobriram a quinta lua de Plutão. As imagens obtidas não são muito nítidas, porém, os cientistas estimam que a lua tenha um formato um tanto irregular e, possui de 9,5 a 24 quilômetros de extensão.

A lua circunda Plutão, aparentemente, no mesmo  plano que as outras luas que já foram detectadas do planeta anão. Assim, em uma órbita circular com 93.000 Km de diâmetro.

De acordo com Mark Showalter, do Instituto SETI, líder da equipe, "As luas formam uma série de órbitas perfeitamente aninhadas, parecidas com bonecas russas."

Os pesquisadores se mostraram surpresos com a descoberta, já que, um planeta considerado tão pequeno pode ter uma coleção tão complexa de satélites. De acordo com os cientistas, esta explicação seria em decorrência de uma colisão entre Plutão e outro grande objeto do Cinturão de Kuiper, que deve ter ocorrido há bilhões de anos.

A primeira lua de Plutão foi descoberta no ano de 1978 e foi nomeada de Charon. No ano de 2006, outras duas foram identificadas, a Nix e Hidra. Em 2011, foi a vez da quarta lua, a P4.

A última lua descoberta deverá ser chamada de P5.