Na Feira Robotech de Tóquio, muitas novidades na área chamaram a atenção: máquinas com milímetros de espessura, braços mecânicos capazes de pegar objetos leves sem quebrar e ainda androides que imitam os movimentos do ser humano.

A feira, que foi aberta nesta quarta-feira, está trazendo os últimos avanços na área de robótica industrial. O terceiro evento na área irá até o dia 13 de julho e está contando com a presença de 200 empresas e instituições, a maioria deles, provenientes do Japão, para tanto, há a presença de outros países como a Alemanha e Reino Unido.

Uma das novidades da feira é um modelo de braços mecânicos da britânica Shadow Robotics, com o Muscle Hand, o projeto apresenta 24 articulações e ainda 40 "músculos de ar".

Outra inovação é da japonesa Double, a qual trouxe uma mão de três dedos com a capacidade de transportar um globo e uma bolsa cheia de líquido sem danificar o material.

Porém, o que realmente chama a atenção, são os androides da empresa japonesa RT.  O projeto, baseados em sistemas de controle, é uma prévia do que está por vir no futuro, com um simples controle de videogames o condutor pode instruir o modelo gr-001 a ir onde quiser. Outro modelo semelhante, o RT-Camhead, pode ser controlado pela internet.

Outro modelo da RT é um que é capaz de imitar os movimentos do braço humano através de um sensor.