Neste artigo iremos esclarecer as maiores dúvidas na hora de adquirir este equipamento. A primeira pergunta que muitos ainda se fazem é se devem adquirir uma impressora a laser ou a jato. Veja abaixo as características de cada uma:

Impressoras a Laser

Este tipo de impressora funciona basicamente como uma fotocopiadora, usa um pó muito fino chamado de tonner e, a partir desse pó, após ser estimulado por meio do laser, as imagens acabam sendo fixadas no papel através do calor e também pela pressão. A qualidade costuma ser superior se comparada a impressora de jato de tinta. O único problema é que a maioria delas só imprime em branco e preto. As impressoras a laser coloridas possuem um valor mais alto, deste modo, para uso doméstico não costuma ser adquirida.

Impressoras a Jato de tinta

As impressoras jato de tinta costumam ser as mais usadas pois o seu valor é bem mais em conta. Elas funcionam jogando pequenos jatos de tinta sobre a superfície do papel. Existem algumas impressoras jato de tinta de qualidade muito boa, no caso, fotográfica. O motivo da excelente qualidade nas impressoras de fotografias deve-se ao fato que esse tipo de impressora além de conter as quatro cores convencionais, o preto, amarelo, vermelho e azul, elas possuem dois injetores de azul e dois de vermelho e ainda um para cada uma das outras duas cores. O único problema desse tipo de impressora é que a sua manutenção costuma ser cara como também os cartuchos de tinta.

Agora que já vimos os dois tipos de impressoras que existem no mercado, devemos nos questionar para qual finalidade iremos usá-la. Se iremos apenas fazer impressões em preto e branco, se precisamos de impressões coloridas, se alguma vez iremos imprimir fotos, se usaremos apenas para serviços domésticos, se será usada em um escritório e quantidade de impressões diárias.

Qual impressora usar em casa?

Caso a resposta após todos esses questionamentos seja que você precisa de uma impressora apenas para uso pessoal, como impressão de documentos simples, escolares, ou fotografias não profissionais, o melhor é mesmo adquirir uma impressora de porte pequeno, seja a laser ou jato de tinta. Apenas não esqueça, caso seja a laser, a impressão costuma ser apenas em preto e branco, o custo/benefício costuma ser muito bom. Caso tenha necessidade de ser jato de tinta, pois necessita de impressão colorida, também não esqueça, uma de pequeno porte já é suficiente para suprir as necessidades domésticas.

Qual impressora para um escritório que usa bastante?

A resposta já muda caso a impressora for para uso profissional, em uma empresa ou escritório, neste caso o ideal será adquirir uma máquina de grande porte para poder suportar todas as tarefas com velocidade e com maior capacidade. Em ambos os casos, se a necessidade for apenas impressão em preto e branco o mais vantajoso é sempre a impressora a laser. Caso a impressão tenha que ser colorida, no caso de imagens de grande resolução o ideal continua sendo a impressora a laser, porém colorida.

As impressoras a laser no geral costumam ter um valor superior as de jato de tinta, no entanto, a capacidade de carga dela, deste modo, o número de impressões, é superior que as de jato de tinta, avaliando por este ângulo, ela se torna mais econômica, já que, sua carga durará mais tempo. A impressora a jato de tinta possui a vantagem de poder usar a tinta colorida, já que, as impressoras a laser coloridas costumam ser bastante caras, assim, se você não necessita fazer impressões coloridas, economicamente é mais vantajoso ter uma impressora a laser.

O ciclo de serviço de uma impressora, isto é, o volume máximo de impressões mensais que o equipamento suporta, não é o principal a ser analisado na hora da compra ser for para uso doméstico, para tanto, se o uso for empresarial é necessário ter esta informação, assim, quanto maior for o ciclo maior é o número de impressões suportadas.

Não esqueça das seguintes dicas:

  • Analise muito bem que serviços você deseja fazer com a impressora;
  • Analise o custo/benefício do modelo pretendido de impressora como o número de impressões por cartucho ou tonner;
  • Ao comprar uma impressora dê preferência àquelas que possuam um valor adequado ao seu bolso de reposição;
  • Analise se o custo da assistência técnica está se acordo com o valor cobrado pela impressora;
  • Veja se a impressora possui todas as funcionalidades que você necessita.