No geral, os celulares precisam ser recarregados quase que diariamente, o que nem sempre é bem visto pelos usuários, já que ficar sem bateria não é nada bom. Pensando nisso, pesquisadores querem usar umas das tarefas mais comuns do dia-a-dia para contribuir com o carregamento da bateria do celular.

Pesquisadores do laboratório de Robótica de Bristol desenvolveram um método para transformar a urina em energia elétrica. "Nossa proposta é usar a urina, um dejeto, para gerar eletricidade. Não estamos dependendo da natureza errática do vento ou do sol: se existe um produto cuja oferta é sem fim, esse produto é a urina", disse Ioannis Ieropoulos, coordenador do projeto.

Projeto transforma urina em energia elétrica
Projeto transforma urina em energia elétrica

Chamado de Pee-power, o sistema conta com células de combustível revestidas de pequenos organismos que processam os dejetos e assim geram eletricidade no processo. Deste modo, é possível carregar a bateria de um smartphone através da técnica. Através de testes realizados, foi possível obter 40 miliwatts de energia com dois litros de urina, infelizmente, bem menos que do que os 5 watts de um carregador comum.

As bactérias, até então, conseguem gerar energia para pequenas atividades, como enviar mensagens SMS, bem como usar a internet ou mesmo realizar uma ligação curta. "Ainda precisamos refinar o processo para carregar completamente uma bateria", disse Leropolus.

O projeto é considerado bastante ecológico, inclusive, foi selecionado pela fundação Bill e Melinda Gates.