Produtos da Apple deixam de ser produzidos no Brasil

Produtos da Apple não serão mais fabricados no Brasil. iPhones e iPads poderão ficar ainda mais caros.

Por | @oficinadanet Smartphones

A Foxconn, empresa chinesa responsável pela fabricação de produtos da Apple, irá encerrar a fabricação de produtos que são fabricados no Brasil até o final deste ano. As informações são da IstoÉ Dinheiro.

A empresa possui fábricas em Manaus (AM), Santa Rita do Sapucaí (MG) e Jundiaí (SP), e já começou a demitir funcionários das suas linhas de montagem do iPad e iPhone desde abril, e ainda pretende fechar as fábricas que utilizam esse serviço até o final do ano.

Foto por Nadkachna/WikimediaFoto por Nadkachna/Wikimedia

Conforme a publicação, o motivo do fechamento está relacionado a falta de rentabilidade do investimento. Além de ser mais caro fabricar os produtos da Maçã por aqui do que na China, a Apple também vem perdendo espaço no mercado brasileiro.

No ano passado, o mercado de tablets caiu 23%, sendo o segundo ano consecutivo de queda. O iPhone teve queda da metade em um ano de participação de mercado, no período que se estende entre março de 2016 e março de 2017.

Também há outros fatores relacionados ao preço da produção no país. A Lei da Informática, que poderia oferecer até 95% do Imposto sobre Produtos Industrializado (IPI) dependendo da região, está sendo contestada na Organização Mundial do Comércio (OMC), e que poderá terminar, deixando a produção nacional ainda mais cara.

A IstoÉ Dinheiro diz ainda que a pressão do presidente Donald Trump para que a Apple produzisse iPhones nos Estados Unidos também teria levado a Foxconn a reservar um investimento para o país.

Com a saída da Foxconn do Brasil, é bastante provável que os produtos da Apple possam encarecer por aqui. A razão é que o governo do Brasil quer que as empresas invistam no país para gerar empregos, e não apenas comercializar os seus produtos, deste modo, acaba encarecendo os produtos que não contam com sua fabricação por aqui.

DEIXE SEU COMENTÁRIO2 comentários
MAIS SOBRE foxconn apple iphone ipad
RecomendadoEnquete
Você assina Netflix?
Sim, sou titular(49,74%)
Sim, sou reserva =) (13,23%)
Não, mas pretendo(23,28%)
Não, nem quero(13,76%)
Assine a nossa newsletter

COMENTÁRIOS

COMENTÁRIOS

Comentários
@oficinadanetoficial