Uma das nossas maiores preocupações quando estamos conectados a rede, é a possibilidade de sermos infectados com vírus. E muitas vezes, quando nossos sistemas de antivírus nos avisam sobre algum risco ou sobre alguma infecção, já bate aquele desespero não é mesmo?

Bom, não é por menos, alguns vírus são capazes de apagar arquivos, roubar dados, deixar nossos sistemas operacionais lentos ou até mesmo corrompê-lo, tornando o computador inutilizável. As infecções por vírus acontecem pois os mesmos usam falhas do sistema operacional para se infiltrar e realizar as tarefas a qual foram programados. Dessa maneira muitas vezes mesmo com nossos sistemas de antivírus atualizados e ativos somos infectados. Não deixe de conferir a nossa lista com os melhores antivírus pagos de 2017.

Alguns tipos de infecção.

 A remoção desses vírus muitas vezes é uma tarefa trabalhosa, pois algumas deles se multiplicam por todo o sistema, o que faz com que brechas para novas infecções sejam abertas, além dos estragos que eles deixam. Por isso é necessário bastante atenção para que seja possível limpar o computador completamente.

Se você suspeita que seu computador está infectado com vírus, é aconselhado, que você faça backup dos arquivos mais importantes. Porém tome cuidado, realize um escaneamento com seu antivírus para ter certeza que esses arquivos não estejam infectados também. Realizado o backup, você pode parar de se preocupar e começar a tomar as providências para limpar a sua máquina. Mas antes, tente pensar nas tarefas que realizou em seu computador nas últimas semanas, pois elas podem ser vitais para você descobrir qual a infecção que lhe atingiu e como se livrar dela. 

Você deve recordar os últimos downloads e instalações de programas realizados, e-mails recebidos, site e se nesses sites você recebeu muitos anúncios ou foi redirecionado para páginas diferentes. Feito isso você pode partir para o próximo passo.

Restauração do Sistema

Para acessar o menu de restauração do sistema clique com o botão direito do mouse em "Meu Computador" e depois acesse "Propriedades". Na janela que se abrir selecione a opção "Alterar Configurações". 

Você também pode usar o atalho
Você também pode usar o atalho "Win + Pause Break" para acessar essa janela.

 Nesta janela vá então até a aba "Proteção do Sistema" e clique em "Restauração do Sistema". 

Propriedades do Sistema.
Propriedades do Sistema.

Agora avance e selecione o ponto de restauração, lembre-se de selecionar um anterior a "possível" infecção. Daí é só clicar em concluir que o Windows irá realizar o procedimento de restauração. 

Selecione o ponto que deseja restaurar.
Selecione o ponto que deseja restaurar.

Se o seu sistema não possui nem um ponto de restauração anterior ou o procedimento não resolveu o seu problema, passe para o próximo passo.

Limpeza parcial

Caso o procedimento anterior não tenha sido efetivo, realize uma limpeza "parcial". Para isso, desinstale os últimos programas instalados, "Painel de controle> desinstalar um programa". Remova apenas os últimos instalados e aqueles que pareçam suspeitos. Também mude a página principal e apague o cache dos navegadores. Esse procedimento talvez não remova a infecção, mas pode apagar os arquivos de origem da mesma.

Limpeza por Softwares

Depois de você ter excluído os arquivos mencionados acima, é hora de usar os programas de scan e remoção. Mas antes de realizar este procedimento você precisa entrar no Windows através do Modo Segurança. Este modo do Windows, impede que drivers e programas que são iniciados automaticamente sejam abertos, sendo assim possível remover de maneira segura os vírus. Mas vamos lá, no Windows 7 é só reiniciar o PC e ficar pressionando a tecla F8, até aparecer um menu, então escolhendo a opção Modo Segurança. Já no Windows 8 e 10, é necessário segurar a tecla Shift e clicar para reiniciar o computador. Um menu irá se apresentar. Escolha em seguida "Solução de Problemas> Opções Avançadas> Configurações de Inicialização" observe a opção que você deverá selecionar para entrar no modo segurança e então clique em "Reiniciar". 

A opção de Modo de Segurança para realizar as verificações é a 4.
A opção de Modo de Segurança para realizar as verificações é a 4.

Feito isso, o computador irá reiniciar entrando no modo segurança. Assim que a área de trabalho se apresentar abra seu Antivírus e realize o Scan completo do sistema. Muitas vezes se ameaças forem detectadas e removidas, a reinicialização do sistema será necessária. 

Escaneamento com Antivírus.
Escaneamento com Antivírus.

Quando o computador iniciar normalmente no windows, verifique se os problemas persistiram, se sim, realize os seguintes downloads:

Os dois primeiros programas realizam o scan de seu computador atrás de ameaças, porém cada um possui um foco diferente. Já o CCleaner, serve para apagar registros e possíveis logs que essas ameaças tenham deixado, evitando assim um nova infecção.

Depois de instalar os 3 programas no seu computador entre no Modo Segurança novamente e realize o escaneamento com o MalwareBytes, ele funciona de forma parecida com o antivírus, também realiza scans em tempo real e lhe protege de sites maliciosos, porém seu foco é voltado para Malwares. Se alguma ameaça for encontrada, remova-as, reinicie o PC e entre novamente no modo segurança. 

Escaneamento feio com o MalwareBytes.
Escaneamento feito com o MalwareBytes.

No modo segurança novamente, realize o escaneamento com o AdwCleaner, este ao contrário dos outros serve apenas para realizar scans e remover ameaças relacionadas a Adwares. Terminado o procedimento remova as ameaças e reinicie o computador. 

Escaneamento Realizado com o AdwCleaner.
Escaneamento Realizado com o AdwCleaner.

Quando o computador terminar sua inicialização execute o CCleaner. Nele você irá realizar dois procedimentos, o primeiro é a limpeza de arquivos inúteis. Selecione a opção "Limpeza" então "Analizar" e "Execute a limpeza". 

Limpeza.
Limpeza.

Depois selecione "Registro> Procurar por Erros> Corrigir Erros Selecionados". Feito este procedimento, todos os registros deixados por arquivos maliciosos será removido, deixando seu sistema operacional mais seguro contra futuras ameaças.

Registro.
Registro.

Esses programas utilizados em conjunto com uma navegação consciente e segura na internet garante que seu computador fique livre de vírus, ou se livre daqueles já adquiridos. Se gostou das dicas ou ainda assim você não conseguiu remover aquele vírus chato, conte pra nós, vamos tentar te ajudar.