Como bem sabemos, muitos perfis falsos utilizam fotos de pessoas reais, que de algum modo acabam sendo surrupiadas das páginas. Agora, no entanto, o Facebook quer impedir que tais imagens possam ser usadas de modo inapropriado.

A rede social de Mark Zuckerberg começou a testar uma ferramenta que deixa as fotos mais seguras. A medida conta com quatro meios de proteção e uma de desencorajamento. Por enquanto, todas estão sendo testadas na Índia.

Facebook quer dificultar roubo de fotos de perfis
Facebook quer dificultar roubo de fotos de perfis

A primeira parte está relacionada na possibilidade em que os usuários impeçam que outras pessoas possam baixar a foto, ou mesmo compartilhar, enviar a foto de perfil por mensagem e que também possam bloquear marcações de estranhos nas imagens.

Através do Android, o Facebook quer ainda impedir a captura de tela de perfis protegidos. Deste modo, os usuários que optarem por ativar as ferramentas irão perceber que a foto de perfil conta com uma moldura azul como um selo da iniciativa.

Para completar, a rede social solicitou que a ilustradora Jessica Singh crie templates inspirados em desenhos texturizados indianos para quem deseja ainda mais segurança aplicar os filtros nos perfis.

"Com base em testes preliminares, descobrimos que, quando alguém adiciona uma camada extra de design à sua foto de perfil, outras pessoas ficam pelo menos 75% menos inclinadas a copiar aquela foto", disse através de nota a gerente de produto Aarati Soman.

De acordo com a companhia, as ferramentas serão disponibilizadas em outros mercados "em breve". A Índia, segundo o Facebook, foi selecionada para o experimento em razão de suas peculiaridades locais. "Em nossa pesquisa com pessoas e organizações de segurança na Índia, ouvimos que algumas mulheres escolhem não compartilhar fotos de perfil que incluam seus rostos em lugar algum da internet porque estão preocupadas sobre o que pode acontecer com suas fotos", comentou Soman.