Nesta sexta-feira (9), o conglomerado japonês SoftBank anunciou ter fechado acordo com a Alphabet na compra da sua divisão de robôs, a Boston Dynamics. Juntamente com ela irá embora a Schaft.

A regularização do acordo não foi revelada, porém, ao que tudo indica, o time inteiro da Boston Dynamics está envolvida na negociação. "Compartilhamos da ideia do SoftBank de que avanços tecnológicos devem mirar o benefício da humanidade", declarou Marc Raibert, fundador e CEO da empresa.

Raibert, juntamente com a sua equipe são os responsáveis pelos robôs quadrúpedes que são capazes de andar, correr, saltar e ainda se equilibrar. Um dos robôs foi bastante famoso após ser mostrado em um vídeo em que se mostrava em pé mesmo após ser chutado por várias vezes. Outro deles foi considerado pela empresa como um "indutor de pesadelos". A SoftBank também é responsável pelo Pepper, um robozinho considerado mais amigável.

O Google adquiriu a empresa em 2013 sendo que após acabou sendo realocada dentro na Alphabet. Há meses rumores indicavam que a companhia havia interessem em vender a  empresa de robôs.

A Schaft, outra empresa que entrou no negócio é mais discreta. Ela foi fundada em 2012 dentro do laboratório JKS Robotics, da Universidade de Tóquio, sendo que continua sob o comando dos quatro confudadores (Yuto Nakanishi, Junichi Urata, Narito Suzuki e Koichi Nishiwaki) e é especializada em robôs bípedes.

Time da Boston Dynamics
Time da Boston Dynamics